Como fazer a dieta dos carboidratos

Você já ouviu falar na dieta dos carboidratos? Leia o texto abaixo e confira suas vantagens.

Quem quer emagrecer geralmente acredita que retirar os carboidratos do cardápio fará com que a perda de peso seja mais acelerada. Então lá se vão embora doces, pães e massas da dieta. A questão é que são justamente os carboidratos os responsáveis por fornecerem energia ao organismo. Quem deixa de consumi-los ou os restringe sentirá dificuldade em levar a dieta adiante. Fraqueza e falta de disposição são um dos grandes fatores que levam as pessoas a voltarem à dieta anterior.

Publicidade

A novidade é que é possível sim incluir carboidratos na dieta e ainda perder peso de forma mais saudável. Você só precisa saber qual tipo de carboidrato deve colocar no seu prato. Você sabe a diferença entre carboidrato simples e complexo? A chave da questão está toda aí. O simples não deve ser comido à noite, pois ele vira energia quase que imediatamente e, como o metabolismo no final do dia costuma ser mais lento, o carboidrato irá virar gordura. Arroz branco, pão branco, massas comuns, farinha e açúcar são exemplos de carboidratos simples. Estes alimentos, ao passarem pelo processo de refinamento, perdem vitaminas, minerais e fibras. E a fome ainda vem mais rápida. Já os carboidratos complexos são os mais saudáveis. A digestão é mais devagar, dando maior saciedade a quem o consome. Consuma cereais integrais, aveia, arroz integral e pão integral e seu intestino passará também a funcionar melhor. Somente não exagere no consumo.

Os benefícios dos carboidratos são vários. Sintomas como sonolência, tontura e falta de disposição podem ser falta de carboidrato no organismo. A serotonina tem sua produção estimulada pela ingestão de carboidrato e por isso muitas pessoas que fazem dieta com restrições ficam tão mal humoradas. O carboidrato presente no farelo de aveia e leguminosas é uma excelente fonte de fibras. Estas “grudam” na gordura e são eliminadas com as fezes, ajudando a combater o mau colesterol.

Anote um cardápio com carboidratos e perca peso de forma saudável.

Publicidade

OPÇÃO 1

Café da manhã
1 pote de iogurte natural desnatado, meia papaia, meia xícara de flocos de milho sem açúcar e 2 castanhas-do-pará.

Lanche da manhã
1 pera assada com canela e 1 colher de chá de mel

Almoço
Salada de alface com palmito e broto de alfafa, 1 filé de frango grelhado, 3 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha de lentilha e 3 colheres de sopa de cenoura ao vapor.

Lanche da tarde
1 copo de água de coco e 1 barrinha de cereal.

Jantar
Salada de tomate com manjericão e rúcula, 2 colheres de sopa de ervilha, 1 pegador de macarrão integral com molho de tomate e 1 hambúrguer caseiro.

Ceia
1 xícara de chá de camomila.

OPÇÃO 2

Café da manhã
1 xícara de café com leite desnatado, 1 fatia de pão integral, 1 fatia de queijo minas, meia papaia e 1 colher de sopa de farelo de aveia.

Lanche da manhã
2 colheres de sopa de abacate adoçado com 1 colher de sopa de frutose.

Almoço
Salada de agrião com tomate, 3 nozes trituradas, 150 gramas de carne assada acebolada, 3 colheres de sopa de abobrinha no vapor com manjericão, 3 colheres de sopa arroz integral e 1 concha de feijão preto.

Lanche da tarde
1 copo de suco de maracujá e 3 cookies integrais.

Jantar
Sopa de legumes com frango desfiado e 2 torradas integrais.

Ceia
1 xícara de chá de cavalinha.

Publicidade

Comente