Como fazer a limpeza doméstica de forma barata

Fazer a limpeza doméstica é um pesadelo para muitas mulheres. Com a correria do dia-a-dia deixar a casa brilhando é um desafio para muita gente. Haja disposição e tempo para deixar a casa um brinco. Mas não se desespere. Confira as dicas para você reaproveitar produtos e gastar menos grana.

Publicidade

DICA UM

Sempre preste atenção nos rótulos. Não faça nada “a olho”. Uma sugestão é diluir o alvejante na água para limpar a casa.

DICA DOIS

Economize comprando limpadores multiuso, pois como já diz o nome eles podem ser utilizados na limpeza de diversos cômodos. Evite ter um produto para cada peça da sua casa.

DICA TRÊS

Os produtos biodegradáveis são ecologicamente corretos. Eles não poluem rios e não prejudicam a natureza. Preste atenção na embalagem. Se constar a inscrição “biodegradável” está liberado!

Publicidade

DICA QUATRO

Não gaste seu limpa-piso à toa. Faça uma limpeza eficiente do chão varrendo-o bem, aspirando e depois passando um pano seco. Somente depois passe o produto específico.

DICA CINCO

Sabe aquela sua camiseta de algodão velha e rasgada? Não a jogue no lixo. Experimente limpar sua casa com ela e você verá a diferença.

DICA SEIS

Quer deixar a dona da casa maluca? Basta chegar com os sapatos sujos da rua e deixar pegadas de sujeira pela casa inteira. Para não haver mais nenhum tipo de estresse, acostume a família a limpar os pés em um capacho colocado estrategicamente na porta de entrada. Uma solução ainda melhor é tirar os sapatos antes de entrar em casa. Um chinelinho na porta é uma boa solução para os dias mais frios. Andar de pé descalço também é uma delícia, não é mesmo?

DICA SETE

Você tem o hábito de usar uma roupa e correr para lavar em seguida? Às vezes nem há necessidade disso. Experimente deixá-la arejando.

DICA OITO

Para economizar energia, pendure as roupas em cabides e coloque-as no varal para secar. Esta medida evita o uso do ferro.

DICA NOVE

Roupas manchadas correm o risco de ficarem estragadas para sempre. Portanto, assim que pingar alguma coisa no tecido, tente remover a mancha imediatamente. Se não for possível, use sabão e alvejante em maior quantidade que o habitual.

DICA DEZ

O sabão de coco pode ser usado perfeitamente no lugar do detergente, com a vantagem de ser mais barato, dar brilho e detonar com a gordura.

DICA ONZE

Deixe o alvejante de lado usando o sabão de coco. Ele deixa as roupas super branquinhas e não estraga o tecido.

E as dicas não param por aí. Veja agora como planejar uma faxina semanal.
Dia 1: Limpeza da cozinha.
Dia 2: Limpeza do banheiro.
Dia 3: Faxina na sala de estar e jantar.
Dia 4: Dedique-se aos quartos.
Dia 5: Hall e corredores.
Dia 6: Área de serviço.
Dia 7: Descanso já que ninguém é de ferro.

Faça seu próprio planejamento adaptando a tabela acima e passe mais tempo com sua família.

Publicidade

Comente