Aprenda de forma simples a usar o método da tabelinha para conhecer o seu período fértil.

A tabelinha é um método utilizado para calcular o período fértil da mulher, embora funcione melhor para mulheres que tem o ciclo menstrual certinho, por exemplo, de 28 em 28 dias, é válido para conhecer o seu período fértil e procurar desta forma evitar uma gravidez, deixando de ter relações sexuais no período ou com o objetivo de engravidar mesmo, sabendo qual é o provável período de ovulação, aumentando desta forma as chances da gravidez ocorrer.

Como fazer a tabelinha

Sendo assim, sabemos que a tabelinha considera o provável dia de ovulação da mulher, ou seja, o seu dia fértil, para isso é preciso iniciar a conta a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, o 14º dia após será o seu dia fértil. Se o seu ciclo for de 30 em 30 dias, o dia fértil será o 15º e assim sucessivamente, sempre levando em consideração o meio do ciclo a partir do primeiro dia da menstruação. Mas para evitar uma gravidez não basta deixar de ter relações apenas no dia exato da ovulação, é preciso evitá-las quatro dias antes e quatro dias depois do período, pois as chances de engravidar são maiores e também é preciso avaliar outros fatores relacionados que podem alterar a ovulação como: stress, alterações hormonais, entre outros.

Fora deste período, as chances da gravidez ocorrer são muito menores, mas vale lembrar que esta contagem só funciona em mulheres que possuam um ciclo muito regular, além de não ser um método contraceptivo, ou seja, não evita doenças sexualmente transmissíveis e não garante que a gravidez não acontecerá, as chances de a tabelinha dar errado, principalmente em mulheres com o ciclo irregular, são muito grandes.

Veja a seguir como fazer a tabelinha – passo-a-passo:

1. Calcule o período entre o primeiro dia do seu ciclo menstrual e o último dia do ciclo anterior, o resultado obtido será a quantidade de dias do seu ciclo;

2. Depois divida esta quantidade de dias por dois, este será o seu dia fértil, pois ele ocorre na metade do ciclo;

3. No dia em que a sua menstruação vier some a ele a quantidade de dias referentes à metade do seu ciclo, ou seja, se seu ciclo é de 28 em 28 dias, o seu dia fértil será o 14º;

4. Marque os prováveis dias em que você pode estar fértil e evite ter relações neste dia;

5. Evite também ter relações sexuais quatro dias antes e quatro dias depois do dia fértil, pois, os espermatozoides sobrevivem de 3 a 4 dias no organismo feminino.

Existem diversos fatores que podem influenciar a ovulação da mulher, por isso é recomendável que a tabelinha esteja associada a um método contraceptivo para garantir que funcione como, por exemplo, o uso da pílula anticoncepcional, que possui um grau de eficácia de 99,7% e também para evitar outros problemas procure usar a camisinha, garantindo assim a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. E não se esqueça de procurar um médico ginecologista, pois ele poderá lhe indicar qual é o método contraceptivo mais indicado para você.

Receba mais sobre "Como fazer a tabelinha" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário