Como fazer as crianças gostarem da escola

Descubra o que leva o seu filho a não gostar da escola e como reverter este quadro.

Com a chegada de março, as crianças começam a voltar às aulas. Nos primeiros dias de aula, elas ficam eufóricas, principalmente pela convivência com os colegas de classe. Mas com o passar dos dias, volta o pânico não só por parte dos alunos, mas também dos pais: o que fazer quando seu filho não gosta de estudar?

Publicidade

Não são raros os casos de crianças que afirmam odiar ir à escola ou mesmo o simples fato de estudar. Você precisa avaliar o real motivo para iniciar a ajuda a seu filho. Muitas vezes o problema pode nem ser o estudo, mas a dificuldade em fazer amizades, conflitos com outros colegas, incompatibilidade com professores ou simplesmente dificuldade na aprendizagem.

O primeiro passo é falar com seu filho, trabalhar em colaboração com a escola a fim de descobrir os reais motivos para a partir disso reduzir a antipatia deles com a escola. Muitas crianças não gostam de ir a escola, pois é muito mais cômodo ficar no conforto de suas casas, mas é preciso lidar com esse problema. Converse com seu filho, peça para que ele lhe explique os problemas e suas motivações, procure se informar com os colegas e mães dos alunos o que pode estar levando a isso.

O bullying pode ser um fator para essa evitação ao ambiente escolar. Se a criança sente-se constantemente provocada ou mesmo intimidada, sua relação com a escola será péssima. Os professores e pais precisam estar atentos para solucionar esse problema e que isso não interfira na personalidade da criança.

Publicidade

Dificuldades de aprendizagem e distúrbios de atenção podem ser o motivo para o receio da criança em ir para a escola. Este tipo de problema deve ser identificado por psicopedagogos e tratado.

Dicas para os pais

  • Estabeleça horários fixos para seus filhos estudarem. Dê preferência a quando a criança já estiver descansada, mas deixe sempre programado aquela hora de estudo e se necessário, acompanhe de perto seu filho;
  • Caso a criança não queira fazer a lição, descubra o real motivo. Pode ela não ter entendido o conteúdo, então sente-se junto com ela e tente explicar. Se não resolver, relate ao professor;
  • O ambiente de estudo deve ser tranquilo e sem nada que tire a atenção da criança;
  • Apesar da importância de acompanhar de perto a lição do seu filho, incentive-o a estudar sozinho, para não lhe criar uma dependência;
  • Procure temas que a criança goste e faça com elas uma pesquisa na internet sobre o assunto.

Publicidade

Comente