Como fazer as perguntas certas ao seu médico

Aproveite bem a consulta médica e saiba fazer as perguntas certas ao doutor.

Tem muita gente que durante a consulta médica fica inibida na frente do médico e não consegue tirar totalmente suas dúvidas. Se você se comporta assim, está na hora de mudar seu comportamento. Os minutos passados na frente do doutor são de fundamental importância para você expor o que está sentindo e fazer as perguntas certas, sem constrangimento. As dicas abaixo servirão para você modificar suas atitudes e tirar o melhor proveito da consulta. Fique atento:

Publicidade

SEM CELULAR

Deixar o celular ligado é um desrespeito. Isto atrapalha o raciocínio do médico e o decorrer da consulta. Assim que entrar no consultório, trate de desligá-lo ou deixar no modo silencioso.

ABUSE DA SINCERIDADE

Quem procura um médico é porque não está se sentindo bem. Por isto, deixe as vergonhas de lado e narre exatamente os seus desconfortos, mesmo que isto seja constrangedor. Há pessoas, por exemplo, que exageram na bebida e omitem isto do doutor. Qualquer sintoma que não seja narrado pode prejudicar o diagnóstico e o tratamento.

REMÉDIOS

Para facilitar sua vida e a do médico, faça uma listinha dos remédios que você está tomando e os horários.

Publicidade

EXAMES

Em qualquer consulta médica, carregue consigo os exames mais recentes. Não importa se foi outro especialista que solicitou. Isto ajuda ao médico ter uma visão mais ampla do estado da sua saúde, facilitando o diagnóstico.

INTERNET

O Doutor Google é muito procurado, mas cuidado. Cada caso é um caso e os sintomas de uma doença podem ser bem semelhantes a de outras. Geralmente o que acontece é o paciente ficar mais preocupado ainda, acreditando que sua doença é bem mais grave do que realmente é.

NÃO ABRA SEUS EXAMES

Não deixe a curiosidade ser mais forte que você. Ao pegar seus exames, evite abri-los. Há muitos termos médicos que desconhecemos e um quadro inofensivo pode parecer aos nossos olhos uma doença gravíssima. Não há motivo para sofrer antes de ouvirmos a palavra do médico, não é?

REMÉDIOS

Não peça remédios pelo telefone. Os medicamentos devem ser prescritos após a consulta e o resultado dos exames.

SEJA OBEDIENTE

Feita a consulta, siga todas as instruções do médico. Se a medicação não estiver dando resultado ou surgir alguma dúvida, telefone ou agende outra consulta.

FRENTE A FRENTE COM O DOUTOR

Caso você seja daquelas pessoas que ficam nervosas na frente do médico, anote em um bloquinho o início dos sintomas e os desconfortos sofridos. Não esconda vícios como alcoolismo, fumo e drogas. Mulheres que visitam o ginecologista devem falar sobre seus métodos de concepção e se sofreram abortos, naturais ou não. As emoções mal tratadas também geram doenças. Conte sobre suas tristezas também.

Faça da sua visita ao médico ser bem proveitosa e deixe a vergonha de lado. O sucesso do tratamento também depende da sua vontade.

Publicidade

Comente