Como fazer avaliação de desempenho

Saiba todos os detalhes para se fazer uma avaliação de desempenho justa e correta.

Avaliação de desempenho é uma forma muito comum de se avaliar os funcionários na maioria das empresas. Sendo o método mais utilizado pelos especialistas em recursos humanos para que sejam distribuídos as promoções e aumentos de salários para as mais variadas funções existentes numa empresa. Sendo este um importante método na gestão de recursos humanos na maioria das grandes empresas.

Publicidade

Mas como fazer para que seja feita uma correta avaliação de desempenho? Como fazer para que não haja injustiças entre as promoções e os aumentos de salário?

Este artigo irá apresentar algumas dicas de como fazer uma correta avaliação de desempenho.

Para fazer uma avaliação de desempenho é preciso:

Publicidade

Distribuir formulários com questionários

Avaliar o perfil e o histórico profissional de cada um

Avaliar o histórico escolar de cada funcionário

Avaliar os conhecimentos técnicos de cada um em sua função

Agora veja os detalhes de como fazer uma avaliação de desempenho.

1º Distribuir formulários com questionários

Devem ser distribuídos questionários para gerentes, supervisores, líderes e funcionários para que se possa fazer uma correta avaliação de cada um. Esses questionários devem ser específicos para cada função. Os funcionários avaliam os seus lideres, os lideres avaliam os seus supervisores e os supervisores avaliam os seus gerentes e assim por diante. Sendo estas perguntas fundamentais para que se possa avaliar o desempenho de cada um na função que desempenham dentro da empresa que trabalham.

Alguns gestores de recursos humanos também fazem questionários de auto-avaliação, ou seja, cada empregado responde questões específicas sobre ele próprio.

2º Avaliar o perfil e o histórico profissional de cada um

Fatores muito importantes na avaliação de desempenho, não adianta ser bem avaliado nos questionários e ser um funcionário faltoso ou que chega atrasado todos os dias. Esses quesitos pesarão na hora da decisão da promoção ou do aumento de salário. Estes fatores são decisivos e pesam muito na hora de conceder uma promoção ou um aumento de salário. Então você que deseja ter seu aumento de salário, evite faltar ou chegar atrasado ao seu serviço.

3º Avaliar o histórico escolar de cada funcionário

Funcionários com maior formação escolar tendem a ser mais felizes em avaliações de desempenho. Sendo que numa correta avaliação é feita uma nova análise no currículo de cada um para verificar se houve melhora no desenvolvimento escolar de cada um. Para tal comprovação é necessário pedir que seja encaminhado os currículos para o gestor da avaliação de desempenho.

4º Avaliar o conhecimento técnicos de cada um em sua função

Para este item não é necessário que haja questionário, pois a função supervisores e gerentes é justamente essa, analisar a capacidade técnica de cada um. Portanto quando se tem uma avaliação de desempenho cada um responsável faz uma avaliação do quadro de funcionários de seu setor.

A grande sacada para fazer uma boa avaliação de desempenho é fazer com que os questionários sejam respondidos de forma anônima. Assim se evita o constrangimento de saber quem está avaliando quem ou de que se tenham funcionários com medo de responder o que realmente pensam por medo de ser mandado embora.

Para que haja sinceridade nas respostas é preciso que cada um mantenha o anonimato.

Enfim essas são as dicas para fazer uma avaliação de desempenho justa e correta.

Publicidade

Comente