Não sei quanto a você, mas eu sou do tempo em que quando a gente não tinha com o que se divertir ia logo inventando alguma coisa, fazer algum brinquedo com qualquer coisa que estivesse ao alcance das mãos. Hoje em dia isso é um pouco mais raro se ver, mas se você é pai, mãe ou educador pode introduzir esse conceito “novo” de brincar para as crianças que convive. Digo novo porque, a maioria dos brinquedos produzidos industrialmente hoje perdeu o ludismo dos brinquedos criados pelas nossas mães e avós. Com alguns materiais recicláveis e um pouquinho de criatividade é possível criar coisas incríveis, que vão fazer muito sucesso entre elas e, pode despertar nelas o desejo de brincar de outras formas e aguçar sua criatividade.

Como fazer brinquedos educativos

Outra questão muito importante na criação dos próprios brinquedos é a questão da sustentabilidade. A criança será a responsável pelo planeta no futuro e ela deve ter, desde cedo a consciência do consumo sustentável e da reciclagem. Você pode orientá-la a criar novos brinquedos a partir dos que ela já tem. Você pode ter em sua casa algumas rodas de carrinhos antigos, partes que não vão servir para aquele brinquedo, mas que poderão ser muito úteis para o novo brinquedo.

Como fazer brinquedos educativos

Um brinquedo que é bem a cara de uma época é o bilboquê. Provavelmente nem você brincou com um. Para fazer um deles é muito fácil, você vai precisar de um copo (pode ser até descartável), um pedaço de barbante e um palito ou pauzinho. Você deve amarrar o barbante numa ponta do palito, a outra ponta do barbante você vai prender no fundo do copo com a ajuda de um furo bem pequeno. Decore o copo e o pauzinho como preferir. A brincadeira consiste em fazer o copinho encaixar no palito. Você também pode fazer um bilboquê usando uma bolinha no lugar do palito, assim basta jogar a bolinha para cima, tentando encaixar no copinho.

Outra opção de brinquedo utilizando copos ou latinhas é o telefone com barbante, em que duas pessoas podem se comunicar através de duas latinhas e barbante. Para fazer é muito simples, basta fazer um furo no fundo de duas latinhas ou copos. Pegue um pedaço grande de barbante e prenda cada uma das pontas em um dos furos. Pronto! As crianças podem brincar e se comunicar à distância, cada uma usando um copinho. A atividade de confeccionar os brinquedos vai tirar as crianças de uma longa tarde na frente da televisão.

Receba mais sobre "Como fazer brinquedos educativos" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário