Como fazer café

Aprenda a preparar café coado e na cafeteira

Uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, o café está presente na mesa dos brasileiros diariamente e pode ser preparado das mais variadas maneiras, conquistando cada vez mais paladares.

Publicidade

O que poucas pessoas sabem é que para cada forma de fazer café existe um tipo de equipamento e moagem específicos para que a bebida saia saborosa e com todas as boas propriedades deste grãozinho.

Para quem gosta de café coado, por exemplo, pode-se usar o café de moagem média – como os que encontramos no supermercado – e coadores de pano ou filtros de papel.

Se usar o coador de pano, os baristas, que são profissionais especialistas em preparar a bebida, sugerem que se coloque a água para aquecer – sem nunca deixar levantar fervura – e, quando começar a borbulhar, desligue, adicione o pó de café na água, mexa e despeje aos poucos pelo coador. Esta é a forma correta de preparar a bebida nesta técnica. Já para os que vão utilizar o filtro de papel, é importante que ele esteja disposto corretamente no porta-filtro de mesmo tamanho. O pó é despejado no centro do filtro e a água quente deve “regar” o pó em sentido circular, das beiras para o centro, vagarosamente, para que a água possa extrair a tinta, sabores e aromas da bebida corretamente. Quem utiliza a cafeteira elétrica também pode usar o pó de café com moagem média.

Publicidade

Para cafeteiras espressas, a moagem deve ser bem fina e o pó deve ser compactado no cachimbo da máquina, fazendo-se pressão para que assente, antes de este ser acoplado para a passagem da água quente. O espresso leva de três a cinco segundos para ficar pronto e deve ser grafado com “S” porque sugere que é feito sob pressão e não por causa da rapidez. Para a cafeteira francesa, a moagem também deve ser fina e o pó é misturado à água quente antes de se pressionar o êmbolo com o filtro para extrair a bebida.

A moagem grossa, por sua vez, é ideal para ser usada na cafeteira italiana, também conhecida como mokinha. Por causa da grande pressão e do espaço de seu filtro, é imprescindível que se use esta moagem mais granulosa, pois caso o filtro entupa com o pó mais fino, pode causar acidentes que resultam em graves queimaduras.

Sabendo preparar, o café é uma bebida saborosa, que pode ser consumida a qualquer hora do dia.

Publicidade

Comente