Elaborar uma carta de recomendação para um ex-empregado que almeja um novo cargo em outro local de trabalho segue algumas particularidades. Confira abaixo um modelo e acompanhe os esclarecimentos a seguir:

Como fazer carta de recomendação?

TIMBRE DA EMPRESA (1)

Porto Alegre, 20 de outubro de 2011.

Declaro, para os devidos fins, que o senhor Ricardo da Silva, portador da CTPS nº 01456/RS, trabalhou nesta empresa, sob minha chefia (2), de 10/03/2009 a 31/08/2011 (3). Durante o período em que exerceu suas atividades no Departamento de Informática, o mesmo sempre demonstrou motivação, pró-atividade, responsabilidade, excelente relacionamento com os colegas e capacidade de liderança (4). Sua função principal era fazer a manutenção de toda rede de informática da empresa e suas filiais (5), não havendo nada que o desabone na sua conduta pessoal e profissional.
Coloco-me a disposição para maiores informações (6).

Sem mais,

Carlos Pereira,
Gerente Executivo.

Como é possível ver, este é um modelo simples, objetivo e conciso. Cabe, no entanto, alguns pontos a serem esclarecidos:

1) O documento deve ser emitido com o nome da empresa, se for o caso;
2) Quem assina a carta é o antigo empregador, preferencialmente a quem o profissional se reportava diretamente;
3) Mencionar o período trabalhado na empresa;
4) Salientar as competências e habilidades do profissional;
5) Funções exercidas. O fator experiência, assim como o item 4, também o credenciará a concorrer de igual a igual com os outros candidatos ao cargo pleiteado;
6) O antigo chefe pode se disponibilizar a um contato direto com o novo empregador para algum esclarecimento.

A carta de recomendação é um documento de grande responsabilidade também para quem assina, pois ali vão constar informações que poderão impulsionar a carreira do profissional no novo posto. Portanto, nada mais além do que a verdade deve ser declarada na carta.

Receba mais sobre "Como fazer carta de recomendação?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário