Como fazer chocotone trufado de nozes

A ceia de natal pede uma mesa cheia de delícias. E se além disso você também pretende ganhar uma graninha para aumentar a renda, fique de olho na receita abaixo.

Publicidade

Esponja

Você vai precisar de 6 tabletes de fermento biológico, 1 colher de sopa de açúcar, 1 xícara de chá de farinha de trigo e 1 xícara de chá de água em temperatura ambiente.

Massa

Você vai precisar de 1 quilo de farinha de trigo tradicional, 4 ovos inteiros, 3 colheres de sopa de manteiga sem sal, 12 colheres de sopa de açúcar refinado, meio litro de leite integral, 1 colher de sopa de óleo de panificação, encontrado em lojas de confeitaria ou 1 colher de sopa de gordura vegetal, 1 colher de essência de panetone e 300 gramas de frutas cristalizadas.

Recheio:

750 gramas de chocolate ao leite, 2 caixinhas de creme de leite, 5 colheres de sopa de licor de chocolate, meio cálice de mel e 230 gramas de nozes moídas.

Publicidade

Para decorar

30 gramas de nozes e pó dourado para docinhos.

Use três formas de papel de 500 gramas para panetone.

Como fazer a esponja:

Quebre os 6 tabletes de fermento em um recipiente, junte o açúcar e mexa até formar uma pasta. Adicione a farinha e misture todos os ingredientes. A massa deve ficar homogênea. Quando isto acontecer, acrescente água e misture outra vez. Coloque o recipiente dentro do micro-ondas desligado envolvido em um saco plástico. Deixe por 40 minutos e retire. A massa estará com o volume dobrado e daqui para frente a chamaremos de esponja.

Como fazer o corpo do panetone:

Ponha todo o conteúdo do pacote da farinha em um recipiente e faça um buraco no meio. Ali coloque a esponja, os ovos, manteiga, açúcar, leite, óleo ou gordura vegetal e a essência. Mexa com o auxílio de uma colher até a massa ficar homogênea. Você saberá que está no ponto quando a ela se tornar elástica. Ponha gotas de chocolate congeladas, misturando à massa. Depois coloque nas formas até a metade e deixe-as no micro-ondas desligado (você também pode usar o forno do seu fogão).

Espere 40 minutos para dobrar de volume e retire. Na parte de cima use uma tesoura para picotar e deixar redondinho. Para dourar, passe manteiga e leve ao forno pré-aquecido em 180 graus. Aguarde entre 45 minutos a 1 hora.

Como fazer o recheio e montar

Coloque o chocolate em uma panela e o derreta em banho-maria por meia hora. Quando retirar do fogo junte o creme de leite, licor, mel e nozes, sempre misturando muito bem. Com cuidado, tire a tampa do chocotone e use uma faca para remover o miolo. Recheie com duas colheres de sopa da trufa e depois cubra com pedaços da massa, alternando estas camadas até alcançar o topo. Ponha a tampa de volta, passe mais trufa por cima, ponha as nozes para enfeitar e distribua o pó dourado. Está pronto seu chocotone!

Este tipo de chocotone não pode ser refrigerado e dura somente oito dias. Se você for vender, faça uma embalagem bem bacana e divulgue entre suas amigas!

Publicidade

Comente