Como fazer colcha de retalhos


Colchas de retalhos lembram a casa da vovó e trazem muitas recordações gostosas da infância. Todo ambiente fica alegre com elas e a boa notícia é que dá para fazer em casa. Se você tem alguma habilidade em costura e disponibilidade de tempo, arregace as mangas e vamos lá!

Passe a ferro seus retalhos para facilitar o trabalho. Para iniciar, você vai precisar de uma entretela. Corte-a conforme o tamanho desejado para a colcha. Forme linhas paralelas, com faixas de larguras que não precisam ser exatamente iguais, usando uma caneta para isto. Já com os retalhos prontos, coloque a entretela em uma mesa. A parte colante fica para cima e será com o ferro de passar que o primeiro retalho será colado, no canto da entretela, na faixa que foi riscada.

Não ultrapasse a linha de baixo e não se preocupe se o retalhinho ultrapassar um pouco a linha superior. Muita atenção: o ferro não pode tocar na entretela, pois ela muito possivelmente perderá a cola, inviabilizando o trabalho. Prossiga assim, variando os retalhos, colando-os com o ferro, pacientemente, um a um. Faça com que cada retalho que está sendo colado lado a lado fique um pouco por cima do outro. É normal que quando terminar a faixa, o retalho ultrapasse a entretela e fique para fora. São arestas que serão cortadas depois.

Terminada a primeira faixa, comece a de baixo, exatamente igual como a anterior, inclusive com a sobreposição de retalhos. Siga da mesma forma até chegar ao final, lá embaixo. O que sobrou de tecido em um lado da entretela é cortado neste momento com uma tesoura. Se preferir, use um cortador circular.

Vamos costurar? Escolha o ponto zigzag da sua máquina de costura ou outro ponto que achar melhor. Não interrompa sua costura, pois ela ficará emendada. Ela deve ser cerzida na junção dos quadradinhos.

Feito isto, sua colcha está pronta. Nas primeiras vezes ela não sairá perfeita, portanto não desanime. Em pouco tempo você terá uma linda colcha para enfeitar seu quarto e presentear os amigos.

2 Comentários

Comente