Como fazer comida japonesa com Doritos

Aproveite o sabor do salgadinho para criar um prato exótico e saboroso

Tem gente que adora comida japonesa e tem gente que adora fazer invenções criativas e saborosas na cozinha. Foi com este intuito que a Pepsico, fabricante dos salgadinhos Doritos, criou um concurso para o desenvolvimento de receitas originais com o quitute.

Publicidade

Entre diversas sugestões, uma ganhou destaque e prêmio: foi o uramaki, um prato típico japonês que ganhou sabor divertido e até mesmo exótico com a adição do salgadinho de milho.

Aprenda a fazer o uramaki e surpreenda as visitas com esta delícia:

INGREDIENTES

Publicidade

Amasu (vinagre conservante)

– Vinagre de arroz (300ml)
– Açúcar refinado (195 g)
– Sal (6 g)
– Alga marinha (2,5 cm)
MODO DE PREPARO:
Misture todos os ingredientes em uma panela. Leve-o no fogo médio, sem atingir o ponto de ebulição.

INGREDIENTES:
– Chai (gengibre marinado)
– Gengibre fresco (50g)
– Amassu (vinagre de arroz) a gosto
– Sal (13 g)

MODO DE PREPARO:
Descasque o gengibre e corte-o em fatias bem finas. Em um recipiente, deixe o gengibre e o sal 5 minutos. Lave-o bem com água corrente para retirar o excesso de sal. Em uma panela, coloque o gengibre e a água. Leve ao fogo até começar a ferver. Retire do fogo e deixe escorrer em um chinois. Depois do frio, acrescente o amasu até cobrir o gengibre.

Shari (Arroz de Sushi)

INGREDIENTES
– Arroz (300 g)
– Água (360 ml)
– Kombu (3 cm)
– Sakê mirim (6ml)
– Amasu (75 ml)

MODO DE PREPARO:
Lave bem o arroz na panela que vai ser cozido (pelo menos 3 vezes). Acrescente ao arroz o kombu, o sakê e a água e leve para ferver. Depois de ferver abaixe o fogo e tampe, cozinhe por mais 15 minutos e abaixe o fogo. Aguarde mais 10 minutos antes de abrir a tampa. Retire o Kombu, remova o arroz para uma travessa larga. Despeje o amasu sobre o arroz e misture-o com movimentos rápidos e leves, para não quebrar o arroz. Acelere o resfriamento com um abanador ou ventilador. Mantenha o arroz coberto com um pano úmido.

Uramaki

INGREDIENTES:
– Shari (arroz de sushi) (300g)
– Salmão (200 g)
– Pepino japonês (1 unidade)
– Maçã (1 unidade)
– Kanikama (4 unidades)
– Doritos (50 g)
– Raiz-forte (wasabi) (50g)
– Nori (3 folhas)
– Sudare (esteira de bambu) (1 unidade)
– Molho de soja (50 ml)
– Gengibre marinado (20 g)

MODO DE PREPARO:
Corte o pepino e a maçã em palitos, corte o kanikama no sentido do comprimento e o salmão em palitos. Triture o Doritos em pequenos pedaços. Rale o nabo e deixe em água gelada. Coloque a alga sobre a esteira, coloque o arroz na sua superfície. Vire a alga deixando o arroz em contato com a esteira, coloque um palito de pepino, um de maçã, um de kani, e um de salmão e enrole o sushi. Passe o rolo sobre o Doritos triturado. Corte e sirva acompanhado de wasabi, gengibre e molho de soja.

Publicidade

Comente