Como fazer compras seguras na internet

Pode parecer uma pergunta difícil de responder, mas conheça neste artigo os sites acusados pelo Procon de fraudulentos em 2012 e saiba como reconhecer um.

Todo ano o Procon divulga uma lista de sites fraudulentos tendo como base as reclamações de usuários que afirmam que o site não entrega o produto e não possui um contato para resolver o problema.

Publicidade

Saiba como comprar de forma segura na internet sem ter que precisar fazer parte do grupo de usuários citados logo acima.

1. Verifique o URL no topo do site

Quando um site é verdadeiro, o http dele não fica riscado em vermelho. Se o seu navegador fizer isso, visite o site por outro navegador. Se persistir, há grandes chances de ser um site falso.

2. Verifique o selo de segurança do site

É preciso deixar claro que o fato de ter um selo de segurança não quer dizer que seja realmente seguro. Clique na imagem e veja se ela te leva realmente para o site que afirma a seguridade do site suspeito e leia as informações do site que está em sua análise.

Publicidade

3. Verifique o histórico de reclamações do site

Todo site com um grande número de vendas terá reclamação de todos os tipos. Ao pesquisar em sites de reclamações como o reclameaqui.com.br, analise se as reclamações são referentes à falta de entrega do produto, à falta de atendimento, à falta de reembolso e se são muitas reclamações não respondidas. Se sim, corra desse site!

4. Nenhum site honesto irá lhe pedir a senha de qualquer coisa, se não a de login dele mesmo na hora que você for acessar!

Desconfie sempre de qualquer site que peça a senha do seu e-mail pessoal, da sua conta bancária, do número dos seus documentos! Na hora que você se cadastra no site, você já fornece todas as informações necessárias para o pagamento e entrega (endereço, forma de pagamento, usuário do site e senha para acessar o site onde você está efetuando a compra).

5. Nunca digite as senhas de seu cartão de segurança.

Nenhum site irá precisar disso para continuar a transação. Nem mesmo sites de pagamento online, que lidam diretamente com o seu banco, irão pedir isso! Sempre desconfie se eles te pedirem.

6. Use carteiras virtuais como o PagSeguro, Moip, Paypal e Bcash para fazer os pagamentos online.

É bem mais seguro, por que assim você nunca irá precisar fornecer as informações do seu cartão.

Espero que com essas dicas básicas, você não seja vítimas dessas falcatruas. E se for, denuncie no Procon imediatamente!

Publicidade

Comente