As conservas são utilizadas há muitas gerações devido a sua grande capacidade de manter os alimentos preservados dos efeitos do ambiente. Ao fazer uma conserva, evitamos que o produto orgânico estrague rapidamente e, assim, podemos incrementar alguns temperos e torná-la ainda mais atrativo e saboroso.

Como fazer conservas?

Para fazer uma conserva, é fundamental atentar para a higiene do recipiente, além de ter muita paciência para seguir todos os passos. Afinal, o alimento precisa cozinhar lentamente e deixar-se curtir por muito tempo antes de estar pronto.

Lave muito bem cada alimento que irá para a conserva, lembrando também de higienizar as mãos em cada etapa. No caso do pepino, por exemplo, cozinhe-o em banho-maria seguindo as dicas abaixo:

Ferva em uma panela água e vinagre na mesma proporção, cerca de duas colheres de chá de sal e uma colher de sopa de açúcar. Junte também um dente de alho amassado, uma folha de louro, um cravo e uma pimenta da Jamaica. Coloque em um recipiente de vidro os pepinos e a mistura. Encha bem o vidro, feche-o e coloque em uma panela com água para aquecer. Tão logo a água ferver, leve a panela para a pia e deixe escorrer água fria. Isso evitará que o vidro se quebre com o choque térmico.

A conserva está pronta, mas deve ser mantida por cerca de 20 horas fechada até que o pepino absorva completamente o sabor da calda. Após aberto, mantenha na geladeira.

Receba mais sobre "Como fazer conservas?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



3 Comentários



Faça um Comentário