Como fazer creme de mamão papaia

Faça uma sobremesa deliciosa e bastante prática

Refrescante, leve, saborosa e digestiva: com essas características, o creme de mamão papaia conquistou o paladar dos brasileiros e hoje se faz presente em quase todos os cardápios de restaurantes nacionais.

Publicidade

Nascido em uma churrascaria paulistana, a iguaria foi criada para satisfazer à necessidade de uma gestante que queria uma sobremesa leve e refrescante, mas que não pesasse no seu estômago. Com esta solicitação em mãos, foi desenvolvida a combinação de mamão, sorvete de creme e leite condensado que com o passar dos anos foi enriquecida com o sabor adocicado e alcoólico do licor de cassis, tornando a sobremesa uma das queridinhas de muitos.

Para fazer esta sobremesa em casa, basta ter um liquidificador e os seguintes ingredientes:
– 1 mamão papaia maduro, cortado ao meio, sem cascas ou sementes;
– quatro bolas de sorvete de creme;
– leite condensado a gosto (há quem prefira o creme mais ou menos doce);
– licor de cassis ou de outra fruta, como jabuticaba, a gosto.

Bata o mamão com o sorvete e o leite condensado no liquidificador até formar um creme liso e homogêneo. Despeje em tacinhas individuais e sirva regando com o licor em quantidade desejada.

Publicidade

É importante fazer o doce apenas na hora em que for servido, pois o mamão tende a amargar com o passar das horas, deixando a sobremesa com um gosto ruim.

Quem quiser inventar, pode substituir o licor por outra bebida alcoólica, com sabor marcante e adocicado e pode ainda apostar em outra fruta para bater com o sorvete e o leite condensado, criando cremes de sabores variados, como morango, açaí congelado, manga, goiaba etc. Frutas muito caudalentas, como abacaxi, maracujá, laranja, acerola, entre outras, não costumam ficar boas neste tipo de creme. Além disso, há frutas que possuem muitas fibras quando são processadas – como o abacaxi mesmo – e que podem comprometer o sabor da sobremesa.

O creme de mamão papaia geralmente é servido sozinho, sem acompanhamentos de outros doces, como biscoitos ou bombons. Gelado, é um doce bastante consumido no verão, mas que também pode ser servido no inverno. Outra vantagem é que é de fácil digestão e ainda possui substâncias que auxiliam o processo digestivo e a função intestinal, sendo bem aceita até mesmo por pessoas com problemas neste órgão.

Para tornar a sobremesa mais nutritiva, pode-se ainda substituir uma bola de sorvete de creme por um pote de iogurte natural, conferindo nutrientes e um sabor levemente mais ácido ao creme. Para fazer um doce dietético, opte por sorvete diet e dispense o leite condensado. O mamão batido apenas com leite condensado também pode ser servido em taças individuais como uma mousse, desde que o mamão esteja previamente refrigerado.

Publicidade

Comente