Como fazer crepes

Aprenda a fazer esta delícia de uma maneira bem prática.

Quem nunca provou crepe não sabe o que está perdendo. Esta iguaria é muito gostosa e prática de ser preparada. Se você está na correria, sem tempo para cozinhar, experimente fazer o crepe. Em 10 minutos ele está pronto e você pode variar o recheio, salgado ou doce. A receita abaixo rende vários crepes e dá perfeitamente para você chamar seu amor ou seus amigos para saborear a gostosura.

Publicidade

Tanto para o doce ou salgado, a massa do crepe é a mesma. Como opção, você pode colocar uma pitada de sal quando o recheio for salgado. Há quem prefira não salgar para aproveitar a mesma massa para recheios de todos os tipos. Anote os ingredientes:

Para a massa você vai precisar de 1 ovo, 1 xícara de chá de leite, 1 xícara de chá de farinha de trigo e 1 pitada de sal (opcional).

Como fazer: leve ao liquidificador todos os ingredientes e bata até formar uma mistura homogênea. Um cuidado que poucos observam é quebrar o ovo em um recipiente separado. Se você quebrar um ovo estragado sobre os outros ingredientes irá estragar tudo. Somente depois de confirmado que ele está bom, adicione aos demais produtos.

Publicidade

Use uma panquequeira ou frigideira antiaderente para fazer o crepe, esquentando-a em fogo alto. Este tipo de panela não precisa de óleo para cozinhar. Caso você só tenha uma frigideira tradicional, unte com margarina, manteiga, azeite ou óleo. Neste caso, coloque a massa do crepe quando a frigideira estiver bem quente. Depois, abaixe o fogo para cozinhar.

Quando a massa começar a ficar cozida nas bordas, use uma espátula ou garfo para soltá-la da panela. Assim que todas estiverem soltas, a massa está pronta para ser virada. Aqueles que têm mais experiência conseguem virar a massa fazendo-a saltar na frigideira e virando-a em pleno ar. Para isto você precisa dar um impulso e fazer uma pequena pressão para cima, com a mão firme no cabo da frigideira. A massa vai saltar, dar uma cambalhota e cair do outro lado. Se faltar coragem para tanto, não se aflija. Use a espátula e está tudo bem.
Não espere a massa dourar para pôr o recheio. Para quem gosta de salgados, vale a pena experimentar mussarela, tomate, presunto e queijo. Para dar um gostinho especial, dê uma pitada de alecrim e pimenta do reino. O crepe salgado pode ser acompanhado de uma salada de folhas, deixando a refeição completa. As sugestões de crepes doces são mais deliciosas ainda. Experimente Nutella, doce de leite e morangos. Aguarde o recheio ficar quentinho ou o queijo estar derretido, dobre no meio e está pronto para servir.

Você pode inovar nos recheios. Vá com tipos diferentes de queijo, frango desfiado, atum, sardinha, espinafre. No caso dos doces você pode derreter chocolate em banho-maria com creme de leite fresco, geleia, mel, goiabada. Como você viu, as possibilidades são muitas e dar água na boca. Sorvete ou calda caem super bem.

Experimente fazer crepes em casa e ganhe muitos elogios!

Publicidade

Comente