Sua mulher não engravida? Sente dor nas relações sexuais? Este exame pode indicar os motivos

Entre as principais aplicações do espermograma, estão a avaliação das glândulas seminais e da fertilidade, com a contagem de espermatozoides e análise de sua qualidade. Ele também é indicado como procedimento pós-vasectomia (a ligadura dos canais deferentes masculinos) ou de sua reversão, para verificar a eficácia do procedimento, e para avaliação do sistema reprodutor masculino.

Como fazer espermograma

A coleta e análise do material devem ser criteriosamente realizados. O objetivo básico é recolher informações sobre o número e qualidade dos espermatozoides. Podem também ser realizadas análises hormonais e imunológicas.

Os especialistas prescrevem abstinência sexual antes do exame, num período que varia de dois a sete dias. O material deve ser colhido preferencialmente num laboratório. Comumente, esses locais oferecem salas privativas, com material impresso ou em vídeo para que o paciente possa masturbar-se e coletar o esperma. A entrega do coletor com o sêmen em geral é feita de modo a evitar constrangimentos.

O procedimento é simples. Basta a masturbação manual, coleta imediata e higienização. O volume médio, para homens abaixo de 40 anos, varia entre 3ml e 5ml.

Alguns laboratórios aceitam a coleta do material em casa. Se for esta a opção, que não é a mais indicada, o paciente deve:

• higienizar mãos e pênis antes de se masturbar;

• coletar o esperma em frasco adequado, fornecido pelo laboratório ou comprado em farmácia;

• evitar perder material durante a coleta e fechar imediatamente o coletor.

A exposição do esperma provoca alcalinização do material, perda de qualidade dos espermatozoides e consequente inutilização.

É contraindicada a coleta com relação interrompida, já que nesse caso pênis e esperma estarão comprometidos pelas secreções vaginais da parceira. O uso de preservativos também é contraindicado, já que a maioria deles é complementada com cremes espermicidas.

Se você está em dúvida sobre fazer ou não este procedimento, confira algumas características do esperma:

• se o volume do material ejaculado é menor do que 0,5ml, a possibilidade de patogenia é muito grande;

• ao ejacular, a consistência do esperma é gelatinosa, liquefazendo-se cerca de meia hora depois. Uma ejaculação líquida, provavelmente a contagem de espermatozoides é baixa;

• a cor varia entre o branco acinzentado e o creme. Em homens que permanecem muito tempo sem se masturbar ou manter relações sexuais, a cor se torna amarelada.

Alguns homens sentem-se envergonhados quando confrontados com o espermograma, mas não há motivo para isso. A esterilidade não está necessariamente relacionada com a impotência sexual; na maioria dos casos não está. A dor durante as relações sexuais pode ser indicativo de varicocele, por exemplo, que pode ser tratada com grande êxito se for diagnosticada precocemente. Portanto, temos muito a ganhar com este procedimento.

Receba mais sobre "Como fazer espermograma" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário