Existe um método muito utilizado para descrever atividades e ações, podendo ser todo um processo de materiais e pessoas. Para que fique ainda mais claro, neste artigo explicaremos como fazer Fluxogramas de uma forma rápida e muito simples.

Como fazer Fluxogramas?

Um fluxograma funciona basicamente assim: pegar o documento X, arquivar, localizar, encaminhar, concluir, analisar, comprar, descartar. Pode ser utilizado os mais diversos modelos, tudo depende de cada necessidade e o que deseja representar por meio de dados e situações.

Considerando uma sequência lógica deve fazer a inserção de cada ação dentro de blocos. A simbologia você é quem escolhe se quer quadrado, retângulo etc. Em seguida é só ligar um ao outro. A forma mais pratica para montar um fluxograma é utilizando Excel, segue orientações:

– Abra o Excel e clique em Exibir > Barras
de Ferramentas > Desenho. Escolha as formas para elaboração na parte inferior da tela do programa.

– Clicando em AutoFormas > Fluxograma faça a opção pelo retângulo. Agora leve a um ponto desejado da planilha, clique e arraste até alcançar o tamanho ideal e então solte. Você já possui sua primeira caixa do fluxograma prontinha, agora é só inserir um texto dentro do bloco. Para isso basta clicar em “Caixa de texto” na mesma posição do menu “AutoFormas”. Desejando alterar a descrição é só clicar dentro da caixa e digitar o novo texto.

– Para incluir uma seta ou qualquer outro símbolo de ligação entre um bloco e outro, é só optar por AutoFormas > Conectores e clicar próximo a um bloco, arrastando com o mouse e soltando quando atingir o tamanho desejado da seta.

– Pode destacar alguns blocos com cores, mas nada de colorir muito evitando confundir e deixar poluído. Para isso clique no bloco que deseja pintar é se direcione até a opção “Cor do preenchimento” (desenho de um balde transbordando) na mesma linha do menu “AutoFormas”.

Receba mais sobre "Como fazer Fluxogramas?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário