Como fazer a inscrição do ENEM 2013

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013 já estão abertas. Veja como você deve fazer para se inscrever.

As inscrições para o Enem 2013 estão abertas no período de 13/05/2013 até às 23h59min do dia 27/05/2013, através do site do INEP. Confira como fazer sua inscrição com sucesso:

Publicidade

Acesse o site (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/). Clique em “inscrição – faça já a sua” e informe CPF, data de nascimento e digite o texto da imagem que aparecer no quadro. Clique no botão “próximo”.

DADOS PESSOAIS

– As informações cadastradas com o seu CPF já estarão preenchidas automaticamente quando o novo quadro abrir. Se houver algum dado como nome, nome da mãe ou data de nascimento incorreto, corrija imediatamente junto à Receita Federal antes que o prazo das inscrições termine. Os demais campos em aberto são obrigatórios e devem ser preenchidos.

– No quadro “endereço” digite o CEP e o sistema irá buscar o seu endereço na base de dados dos Correios. Confira e complete as informações. Essa parte é muito importante, pois o cartão de informação será enviado para o endereço fornecido. O campo complemento é o local onde deve ser informado o número do apartamento, bloco, etc.

Publicidade

– No quadro “contatos” preencha os campos para receber informações a respeito do exame. Cadastre seu e-mail ou celular para que uma nova senha seja encaminhada caso você perca a primeira.

– O quadro “atendimento diferenciado e específico” é destinado para aqueles participantes que possuem necessidades especiais a serem comprovadas por laudo médico. Também deve ser utilizado para quem necessita de atendimento diferenciado ou específico. Se for o caso, assinale a opção “sim” e outro campo será aberto. Indique suas necessidades, selecione as opções. Se não for preciso atendimento especial, marque “não”. Estando todas as informações corretamente preenchidas, clique em “confirmar”.

Observação: A opção sim para “você guarda o sábado por motivos religiosos” significa que os participantes sabatistas têm horário específico para fazerem a prova no sábado, dia 26/10/2013. Atente para o horário. O comparecimento ao local da prova permanece igual para todos, às 12 horas, horário de Brasília. Os sabatistas, no entanto, deverão aguardar em sala de aula até o início da sua prova, com início às 19h00, horário de Brasília. Para corrigir essa opção, clique em “alterar”.

OPÇÕES E SENHAS

– Assinale “inglês” ou “espanhol” para a prova de língua estrangeira;

– Marque o município onde será feito o exame;

– A senha deve ter letras e números e ser de fácil memorização. Ela será útil posteriormente para acompanhamento da inscrição e, mais tarde, conferir os resultados finais. Ela poderá ser utilizada para inscrição no SISU e no PROUNI. Antes de passar para a próxima etapa, confirme se o local da prova e os idiomas escolhidos estão corretos.

SITUAÇÃO ESCOLAR

Nessa parte deverão constar informações referentes a sua situação escolar no Ensino Médio.

– Participantes que já terminaram o Ensino Médio devem clicar na opção “já concluí o Ensino Médio”, indicando ano e modalidade de ensino. Clique em próximo;

– Participantes que terão mais de 18 anos no dia do exame e não concluíram o Ensino Médio em idade adequada podem solicitar Certificação;

– Participantes que não terminaram o Ensino Médio devem preencher todos os campos obrigatórios;

– Atenção: na solicitação de Certific ação, deverá ser informado que a nota do ENEM será utilizada para esse fim. É preciso assinalar se está cursando ou já cursou o EJA e indicar por qual instituição quer receber o certificado. Clique em próximo.

SUA ESCOLA

Informe os dados referentes a sua escola, caso esteja cursando ou se existir a previsão de conclusão do Ensino Médio em 2013. No campo “pesquisa da escola” assinale os dados solicitados.

DADOS SOCIOECONÔMICOS

Nesse campo são preenchidas informações socioeconômicas do participante. Esses dados são muito importantes para que seja traçado o perfil dos inscritos. As questões com asteriscos são obrigatórias.

CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Chegando nessa etapa significa que você se inscreveu no ENEM/2013 com sucesso. Se possível, imprima para ter como garantia. Será gerado um número de inscrição que deverá ser guardado. Ele será útil para acompanhar o andamento Da sua situação como inscrito. O cartão de confirmação será recebido no endereço informado no ato do preenchimento, juntamente com o local onde será realizado o exame. Havendo algum dado preenchido equivocadamente, volte à primeira página e clique em “acompanhe a inscrição”.

ACOMPANHE A INSCRIÇÃO

Voltando à página inicial você verá à direita o link “acompanhe a inscrição”. Ali será consultado o andamento da inscrição, gerar a guia para pagamento da taxa e alterar dados. Para acessar, tenha em mãos o nº do CPF e a senha cadastrada por você.

EMISSÃO DA GUIA

Para emitir a Guia de Recolhimento única, procure na parte de baixo da página o botão GRU. Clique, gere o boleto e o imprima. O valor é de R$ 35 e deve ser pago até o último dia das inscrições em qualquer agência do Banco do Brasil.

As provas serão realizadas nos dias 26 e 27/10/2013, à tarde. A divulgação do gabarito será divulgada até o dia 30/10/2013. O resultado individual ainda não tem data para ser publicado.

Para maiores informações, leia o edital acessando o link.

Publicidade

Comente