Como fazer óleo de coco caseiro


As pessoas têm feito bastante uso do óleo de coco devido aos seus inúmeros benefícios, apesar de ainda não estarem todos claramente comprovados. Com boa aceitação, o produto não tem o valor tão acessível aos bolsos. Que tal você preparar a receita do óleo em casa? Com R$ 20,00 você pode fazer em torno de 500 ml e economizar bastante. Veja como fazer:

Os ingredientes que você vai precisar são sete cocos secos e 150 ml de água para cada um deles. Para preparar, separe inicialmente o coco da casca. Leve ao liquidificador, bata o coco com a água até que se forme uma massa homogênea. Utilize um pano macio para coar e obter o “leite” do coco. Em fogo baixo, aqueça o leite em uma panela, sem mexer. Você perceberá que o óleo irá surgir por sobre o leite. Extraia o óleo e ponha o resto fora.

Para armazenar, coloque o óleo em um potinho de vidro vedado, em ambiente seco e fechado. Evite o contato com o calor. Ingira em torno de 30 ml diariamente. Essa quantidade pode ser dividida em porções de 15 ml ou consumida de uma vez só, conforme seu critério. A recomendação é que tome antes das principais refeições. Caso você não se sinta à vontade de consumi-lo puro, use no tempero de alimentos, no cereal matinal ou passando no pão.

Apesar de todos os benefícios que o óleo de coco pode trazer, é recomendado cuidado na sua ingestão. Evite consumir o produto acima da quantidade indicada, ou seja, os 30 ml diários. Uma dose maior poderá causar o aumento da taxa de colesterol. O ideal é que você consulte um médico antes de começar a fazer uso do óleo de coco e verificar se ele realmente é indicado para seu caso.

Comente