Com a aproximação do Natal, uma das receitas mais procuradas na internet é a de Panetone Caseiro. Por isso vamos dar uma mãozinha para tornar suas festas de fim de ano mais saborosas ensinando como fazer Panetone Caseiro.

Como fazer panetone caseiro?

Para começar, em uma tigela, faça a massa Biga, misturando 120g de farinha de trigo, 70ml de água e 3g de fermento biológico. Deixe descansar por 24 horas. Reserve.

Em outra tigela, prepare a massa Esponja. Misture 300grs de farinha de trigo, 60g de fermento para pão e 300ml de água. Deixe descansar por 30 minutos e reserve.

Para o Panetone, em uma terceira tigela, misture 600grs de farinha de trigo, 30g de leite em pó, 190g de açúcar, a massa Biga e 10 gemas. Amasse até que a massa fique como uma bola seca.

Junte a mistura do Panetone, a massa Esponja, 10g de sal e 15g de essência de panetone ou raspa de 1 laranja e 1 limão. Misture até que a massa volte a ser uma bola seca.

Despeje a massa em uma superfície, preferencialmente de mármore, acrescente 100g de manteiga e sove até que a massa fique lisa e um pouco pegajosa.

Agora está na hora de colocar o recheio. Nossa sugestão é de 400grs de frutas cristalizadas e 400g de uva passa.

Misture o recheio delicadamente, para que ele agregue a massa.

Divida a massa em pedaços de 550g ou 100g e deixe descansar por 30 minutos. Após este período, pressione a massa com as mãos, boleando-a (retire um pedaço da massa girando-a como num beliscão). Achate o pedaço para tirar bolhas de ar. Ele ficará em formato parecido com um círculo. Una as pontas formando uma trouxinha e com as laterais da mão vá moldando como um panetone.

Coloque em fôrma própria e leve à geladeira por um dia. Retire da geladeira, espere crescer durante 1 hora.

Pincele com ovos ou faça um X sobre a massa para encaixar um pedaço de manteiga e leve ao forno.

Para assar o panetone caseiro, leve ao forno pré-aquecido a 170° por 40 minutos.

Receba mais sobre "Como fazer panetone caseiro?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Um Comentário



Faça um Comentário