Como fazer para conseguir se aposentar

Entenda os principais tipos de aposentadoria existentes no Brasil.

Muitos trabalhadores brasileiros estão na idade de aposentar. O merecido descanso após toda u­­ma vida dedicada a uma profissão ou a uma empresa. Sendo que às vezes, esse direito acaba se tornando uma grande dor de cabeça, pela demora em conseguir o benefício ou pela falta de informação.

Publicidade

Desta maneira, este artigo visa auxiliar as pessoas que estão prestes a dar entrada ao processo de aposentadoria­ a entender sobre os tipos de aposentadoria existentes.

Para conseguir se aposentar é preciso:

Ter a idade mínima exigida
Possuir o tempo de contribuição
Sofrer de alguma doença permanente
Trabalhar numa área muito prejudicial à saúde
Agora veja os tipos de aposentadoria existentes no Brasil:
Aposentadoria especial
Aposentadoria por idade
Aposentadoria por invalidez
Aposentadoria por tempo de contribuição

Publicidade

Para dar entrada no benefício, nos quatro casos (aposentadoria especial, por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição), o trabalhador deve ir até uma agência do INSS.

Documentação para se aposentar

A documentação para conseguir se aposentar é especifica para cada caso. Sendo possível fazer a consulta da documentação exigida acesse o link.

Aposentadoria Especial

No caso de aposentadoria especial é preciso fazer um formulário do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), preenchido pela empresa com base em Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCA), expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho.

Sendo necessário antes de dar entrada no pedido de aposentadoria, ir até o setor de Recursos Humanos da empresa ou até o sindicato de sua categoria para passar por um engenheiro ou médico do trabalho.

Aposentadoria por idade

A idade mínima para obter esse benefício é de 65 anos para homens e de 60 anos para mulheres. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: aos 60 anos (homens) e aos 55 anos (mulheres). O tempo mínimo de contribuição para obter este tipo de aposentadoria é de 15 anos.

Aposentadoria por invalidez

Essa aposentadoria é concedida às pessoas que, por doença ou acidente, forem consideradas sem condições de trabalhar por um médico da Previdência Social, sendo necessário agendar uma consulta pelo telefone 135 que é o telefone de atendimento da Previdência Social.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição pode ser concedida da forma integral ou proporcional (variando de acordo com o tempo e o valor da contribuição). Para ter direito ao benefício da aposentadoria integral, os homens devem contribuir por pelo menos 35 anos, e as mulheres, por 30 anos.

Para ter direito a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que ter tempo de contribuição e idade mínima. Os homens podem requerer a partir dos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição. As mulheres devem ter a idade mínima de 48 anos e 25 anos de contribuição.

Podem se aposentar

Trabalhadores com carteira assinada, trabalhadores rurais, contribuintes individuais, empregadas domésticas, entre outras.

Sendo que o valor da aposentadoria varia de acordo com a alíquota mensal que é recolhida.

Enfim essas são as dicas de como fazer para conseguir se aposentar. Sendo que na maioria dos casos é necessário o auxilio de um advogado para que seja encaminhada a documentação para a Previdência.

Publicidade

Comente