Como fazer para descobrir CNPJ

O CNPJ é o número de registro das empresas brasileiras, assim como as pessoas físicas têm um número de RG. Se você precisar descobrir o CNPJ de alguma empresa, veja abaixo as maneiras de conseguir fazer isso.

A sigla CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. O termo pessoa jurídica é usado para indicar empresas. Todas as empresas do Brasil, não importa o tamanho, devem ter um número de CNPJ, o que significa que ela está regularizada para atuar no país.

Publicidade

Geralmente, o CNPJ de uma empresa é exibido nas notas fiscais que ela oferece aos seus clientes ao prestar serviços ou comercializar produtos. Muitas empresas também exibem seu CNPJ em seus sites, e qualquer pessoa que visitar o endereço eletrônico pode visualizar a informação. Outra maneira de saber o CNPJ de uma empresa, e provavelmente a maneira mais fácil e garantida, é ligar para a própria empresa e requerer o número. Você ainda pode tentar procurar o CNPJ na internet, basta digitar “CNPJ de + o nome da empresa” em algum site de busca, como o Google, por exemplo.

Para verificar se o CNPJ que você conseguiu é realmente da empresa que você procurava, basta confirmar a informação no site da Receita Federal, acessando o site.

O CNPJ geralmente é usado em relações entre empresas, na hora de elaborar contratos ou notas de vendas e prestação de serviço, por exemplo. Quando a empresa faz parceria com algum banco para abrir conta para a própria empresa, ou mesmo para os funcionários, o CNPJ também é necessário.

Publicidade

Quando uma empresa deixa de cumprir obrigações legais ou financeiras, por exemplo, fica em dívida com alguma outra empresa, o CNPJ dela fica negativado, como acontece com o CPF ou RG de pessoas que ficam endividadas e o nome vai para o SPC ou Serasa. Enquanto não regularizar a sua situação, a empresa não consegue fazer algumas coisas, como, por exemplo, ter crédito em bancos. Além disso, o CNPJ negativado também afasta parcerias com outras empresas, que podem ficar receosas de negociar com uma empresa que está endividada ou que está com algum problema legal.

Se você está abrindo uma empresa, contate um contador de sua confiança e peça que ele faça os trâmites necessários para obter o CNPJ da sua empresa, não se esqueça que sem esse número de cadastro nacional sua empresa praticamente não existirá no mercado, e não será possível nem mesmo ações simples como contratar funcionários com carteira registrada.

Publicidade

Comente