Aprenda a desobstruir os ouvidos, se livrando da cera

O corpo humano é uma “máquina” perfeita que contém diversos detalhes que o fazem funcionar com perfeição. Além de ossos, juntas, nervos, músculos, pele, cabelo, unha, órgãos etc., há diversos fluidos que estão em nosso organismo para garantir que os tecidos estejam em perfeita capacidade de trabalho e também para proteger das agressões externas. Todos os dias o corpo renova suas células e seus fluidos, muitas vezes sem que notemos que isso acontece. Em outras ocasiões, é possível notar o excesso ou os pequenos problemas causados por esse tipo de produção. Afinal, quem nunca se sentiu congestionado ou com o ouvido entupido devido ao excesso de cera?

Como fazer para desentupir o ouvido

No caso dos ouvidos, o corpo produz o cerúmen para evitar o ressecamento da pele que leva aos tímpanos e também veda a entrada de micro-organismos e agentes externos a esta região tão sensível. De uma maneira geral, não há motivos para preocupação, já que o próprio corpo elimina o excesso de cera, embora algumas pessoas possam sofrer com o excesso de produção e a consequente obstrução do ouvido.

O uso de cotonetes para remover a cera que escorre para fora dos ouvidos é totalmente condenado pelos otorrinos, porque as chances de se machucar, ferir o ouvido, perfurar o tímpano e entupir o ouvido por empurrar a cera são muito grandes. As hastes plásticas devem ser evitadas ao máximo e caso o problema com excesso de cera incomode, cause coceira ou traga qualquer tipo de desconforto físico ou emocional, o médico deve ser consultado.

A sensação de ouvido entupido pode ser descrita como algo que incomoda bastante, como se houvesse mesmo um tampão atrapalhando a audição de um ou de ambos os ouvidos, pode causar coceira e até dores e, nesses casos, é interessante procurar orientação médica.

Algumas pessoas optam por desentupir o ouvido sozinhos, em casa, de tempos em tempos – segundo os médicos, o prazo ideal para realizar a limpeza é a cada seis meses. A forma mais fácil de fazer a limpeza é com o uso de uma seringa com água morna, que deve ser aplicada no ouvido entupido, com a cabeça voltada para baixo justamente no lado que está sendo higienizado.

Esta prática requer muita atenção para não trazer mais problemas do que benefícios, já que pode causar infeções, irritações e, em casos mais extremos, até a perfuração do tímpano. Os otorrinos possuem técnicas e conhecimentos específicos para remover o excesso de cera que entope os ouvidos, de acordo com a posição e a consistência do cerúmen.

Receba mais sobre "Como fazer para desentupir o ouvido" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário