Como fazer para doar sêmen?

O sêmen doado por muitos homens é usado para fertilização artificial por casais que desejam ter filhos, mas que, por problema de infertilidade, ainda não conseguiram.

Existem no mundo inteiro hospitais e bancos de sêmen que recebem doações e armazenam esse sêmen, que poderá ser usado para gerar um filho para milhares de casais que não conseguem fazer isso naturalmente. Infelizmente, muitos homens têm problemas de fertilidade e, quando nenhum tratamento para tentar ter filhos adianta, alguns casais optam pela fertilização artificial da mulher usando sêmen que tenha sido doado.

Publicidade

Para doar sêmen, o primeiro passo é procurar por algum lugar onde esse procedimento possa ser realizado. Você pode procurar pela internet, por exemplo, e entrar em contato por email ou telefone para se cadastrar. As doações de sêmen no Brasil são voluntárias, ou seja, o homem não recebe dinheiro em troca do sêmen que doa, além disso, os bancos de sêmen devem manter completo sigilo da identidade do doador: quer irá usar o sêmen nunca vai saber quem o doou, e o doador também nunca saberá qual casal teve um filho a partir do sêmen que foi doado. As pessoas que irão usar o sêmen apenas tem acesso às informações gerais do doador, como características físicas, profissão, hábitos e hobbies etc, para escolherem qual preferem, afinal a criança com certeza herdará traços físicos e um pouco da personalidade do doador.

Uma informação importante: para ser doador de sêmen é necessário, geralmente, ter idade entre 18 e 45 anos.

Após encontrar o lugar onde poderá deixar seu sêmen, o homem deverá doar uma amostra que será analisada e, se aprovada, será chamado para fazer alguns exames exigidos. Geralmente são exames de sangue para verificar se o homem não está contaminado com doenças como AIDS, Hepatite B e C, Sífilis, HTLV, há também a tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina, além do exame de cariótipo (que analisa os cromossomos da pessoa e verifica se não há chances de ocorrer alguma anomalia genética). Se for aprovado nesses exames, o doador será convocado para fazer as doações, na quantidade que ficar acordada entre ele e o banco de sêmen.

Publicidade

É essencial que todas as recomendações dadas pelos especialistas sejam seguidas, pois o homem deve se preparar bem antes da doação para que o sêmen que será coletado seja proveitoso. Algumas recomendações são, por exemplo, manter abstinência sexual (tanto de relações sexuais quanto de masturbação) por alguns dias antes da doação.

No Brasil a taxa de doação de sêmen ainda é baixa e não dá conta da demanda de pessoas que procuram esse material para tentar ter um filho. Que tal você ser doador e ajudar uma família a ficar mais completa?

Publicidade

Comente