Como fazer para entrar na ROTA

Saiba como fazer para ser um policial da ROTA.

A ROTA é a sigla do grupo de policiais militares mais temidos pelos bandidos e mais preparado para combater crimes em situações críticas. O significado da sigla é o seguinte: (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) nome este em homenagem ao patrono fundador da Guarda Municipal Permanente, que em 1891 se transformou na Força Pública e, na década de 70, em Polícia Militar.

Publicidade

Dada à importância desse grupo de policiais, muitas pessoas se interessem em saber como fazer para entrar na ROTA, então este artigo irá relatar todos os detalhes de como fazer para entrar na ROTA.

Para entrar na ROTA é preciso:

Prestar concurso público para a polícia militar do estado de São Paulo

Publicidade

Passar com méritos pelo curso de formação de policiais militares

Trabalhar em batalhões da polícia militar por pelo menos dois anos

Concluir com êxito os cursos que são oferecidos pela ROTA

Agora veja com detalhes o que é preciso fazer para entrar na ROTA.

1º Prestar concurso público para a polícia militar do estado de São Paulo

É o primeiro passo para começar a sua trajetória rumo a ROTA, é preciso ser aprovado no concurso da polícia militar. Sendo muito importante ficar atento aos sites especializados em divulgar concursos, uma boa dica é acessar o site: www.concursoemcurso.com.br. Verificar o período de inscrições e se preparar fisicamente para os testes de aptidão física e mental, pois haverá uma prova objetiva que versarão sobre várias áreas do conhecimento. Então fique atento para prestar o próximo concurso.

2º Passar com méritos pelo curso de formação de policiais militares

Após a aprovação no concurso você será encaminhado para uma escola de formação de policiais militares. Sendo que será necessário concluir com aproveitamento este curso para que possa atuar como policial militar.

3º Trabalhar em batalhões da polícia militar por pelo menos dois anos

É uma exigência da ROTA, assim como no BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) tropa de elite no Rio de Janeiro o policial militar deve adquirir a experiência mínima para que possa fazer os cursos que são oferecidos que capacitam os policiais a ser um policial da ROTA..

4º Concluir com êxito os cursos de capacitação que são oferecidos

Após os dois anos o policial militar poderá fazer os cursos oferecidos que possibilitam o policial a escolher servir o grupamento da ROTA. Sendo obrigatório concluir com êxito os seguintes cursos:

CFSD – Curso de Formação de Soldados –

APMBB – Academia de polícia Militar do Barro Branco

Obtendo média nesses cursos e demonstrando aptidão, o policial concluinte poderá ser indicado a participar entre um dos grupos especiais de polícia do estado de São Paulo como: A ROTA, o CHOQUE, a ROCAM, RPmont(cavalaria) entre outros.

Sendo que a ROTA faz policiamento preventivo, porém não atende ocorrências, apenas patrulha com vistas a meliantes, roubos, assaltos e tráfico de drogas. O salário vai girar de acordo com a patente e as promoções por méritos que são comuns na carreira militar, mas um policial militar do estado de São Paulo está ganhando em média dois mil reais.

A estrada para chegar a ser um policial da ROTA é longa, então se quiser fazer parte desse seleto grupo de policias, vá a luta e se prepare, para conseguir passar todas as fases com mérito.

Boa sorte!

 

Publicidade

9 Comentários

  • Faço parte do 8° Batalhão de Policia do Exército .. Admiro muito o trabalho da ROTA , e gostaria muito poder fazer parte desse grupo .. PE BRASIL !!

    • também quero muito estou no 1ºano do ensino médio e sempre sonhei em ser policial ou bombeiro mas prefiro prender bandidos e boa sorte na policia. sobe muito vagabundo blz?

  • Quero entra na rota milita preciso saber com fazer meu nome e Lucas sou de são Paulo município Américana interior

  • Ser um policial da rota não é fácil, porque senão todos seriam da rota, mais treinados e mais respeitados pelos criminosos.
    Mais para aqueles que tem sonhos obstáculos são apenas aprendizado.

  • meu nome e ricardo e eu estou no 2 ano do ensino médio e quero acabar logo a escola para ingressar para a pm e concluir minha meta que seja entrar pra ROTA .. quero seguir as tradições da minha familia que foi da policia quero honrar servir e proteger ser um homem de honra .. um abraço e que Deus abençoe todos os policiais de Rota

  • Sou leonardo estou no terceiro ano do ensino medio Sempre sonhei em ser um policial da rota sei que vou conquistar todos meus objetivos e me tornarei um boina negra eos bandidos que fiquem espertos comigo

  • eu sou paulo mas eu guardo um sonho desdo 5 anos de idade que è ser um policial da força tatica eu creio que de vai medar essa vitoria eu estou no 2 ano do ensino medio valeu

  • eu sou paulo mas eu guardo um sonho desdo 5 anos de idade que è ser um policial da força tatica eu creio que deus vai medar essa vitoria eu estou no 2 ano do ensino medio valeu

Comente