Como fazer para entrar no BOPE

Saiba todos os detalhes de como fazer para ser um policial do BOPE.

A sigla BOPE quer dizer Batalhão de Operações Policiais Especiais é uma força de ação policial mais temida do Rio de Janeiro e tema do filme “Tropa de Elite”. Sendo que sucesso de crítica e de público, o que trouxe um grande interesse geral para saber o que é preciso fazer para fazer parte dessa corporação.

Publicidade

Visando essa curiosidade ou o real interesse de algumas pessoas de ingressar nessa força policial, este artigo irá apresentar todas as dicas do que é preciso fazer para entrar no BOPE.

Para entrar no BOPE é preciso:

Ser aprovado no concurso público da Polícia Militar do Rio de Janeiro

Publicidade

Trabalhar durante pelo menos dois anos em batalhões da Polícia Militar

Ser um policial invejável e ter um bom comportamento

Fazer os cursos de ações táticas e de operações especiais do BOPE

Agora veja com detalhes o que é preciso fazer para conseguir entrar no BOPE.

1º Ser aprovado no concurso público da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

É preciso ficar atento aos cronogramas de concurso públicos da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Então acesse sites que são específicos para informar sobre novos concursos como, por exemplo: www.concursoemcurso.com.br.

Fique atento e se prepare tanto mentalmente quanto fisicamente, pois além da prova objetiva de conhecimentos gerais e de matérias escolares como: português, matemática entre outros, haverá uma bateria de testes físicos para avaliar a sua aptidão. Entre os testes físicos estão: teste em barra fixa, sequência de flexões e abdominais e corrida, sendo que haverá uma cronometragem de tempo para saber a sua capacidade de correr. Então se prepare antecipadamente para não fazer feio na hora dos exames.

2º Trabalhar durante pelo menos dois anos em batalhões da Polícia Militar

Todos os integrantes do BOPE um dia foram policiais militares e atenderam ocorrências pequenas e corriqueiras, então é preciso trabalhar e mostrar empenho e dedicação na função de Policial Militar. Se você for aprovado no concurso procure ser um policial exemplar durante os dois anos que estiver em Batalhões de Polícia, desta forma você chamará atenção e será um forte candidato ao BOPE, pois este último exigirá muito empenho e dedicação na sua rotina de trabalho.

3º Fazer os cursos de Ações Táticas e de Operações Especiais do BOPE

O BOPE está sempre abrindo oportunidades para quem deseja ingressar na corporação sendo que para ser um policial do BOPE é preciso concluir o curso que estiverem sendo oferecidos. Entre os cursos oferecidos estão: Curso de Ações táticas do BOPE e Curso de Operações Especiais do BOPE. Sendo preciso ser aprovado nestes cursos para fazer parte do BOPE. A duração média para conclusão desses cursos é de cinco meses a dois anos.

O salário de um Policial do BOPE gira em torno de dois a três mil reais, dependendo das patentes sendo que terá uma rotina de trabalho de turnos de 24 horas de trabalho e 72 horas de descanso.

Então não perca tempo, se você tem esse desejo se tornar um “Caveira” se prepare e corra atrás de seu objetivo. A profissão exigirá muito empenho, dedicação e principalmente paixão pela profissão de policial.

Publicidade

Comente