Saiba como evitar que as aves façam da sua casa a residência delas

Pombas são o símbolo da paz e do Divino Espírito Santo, mas fora a representação simbólica, estas aves podem trazer diversos transtornos a quem mora em casas, além de transmitir doenças e parasitas como piolhos, toxoplasmose, hitoplasmose, salmonelose, entre outras. Mesmo sendo animais fofinhos, é preciso tomar providências para espantar os pombos das residências para evitar danos maiores à construção e à saúde.

Como fazer para espantar pombos

A presença de pombos ainda traz barulho e muita sujeira. Seus excrementos podem danificar a estrutura da construção, manchar a pintura de carros e motos e contaminar a caixa d’água, além do fato de que, para fazer ninhos, elas conseguem até mover telhas, levando ao surgimento de goteiras e focos de umidade.

Para afastar as aves da sua casa não é preciso adotar medidas radicais, como a caça com armas de fogo ou venenos, medidas que são proibidas por lei, mesmo os pombos tendo se tornado pragas urbanas.

O uso de rojões espantam os pombos periodicamente, mas também é uma medida que pode atrapalhar o bem-estar dos vizinhos, podendo prejudicar a convivência. Colocar telas nos acessos aos locais nos quais as aves tendem a fazer ninhos é uma alternativa barata e que funciona, assim como espalhar naftalina moída pelo forro do telhado – um dos ambientes preferidos para a procriação dos pombos.

Repelentes sonoros podem ser encontrados em casas de ração e pet shops e costumam ser efetivos para manter os pombos afastados da sua residência. Géis de contato, como silicone, por exemplo, são grudentos e costumam incomodar as aves, evitando o pouso das mesmas e a consequente tentativa de fazer ninho em forros, muros e espaços abertos da sua casa.

Esticar fios de náilon bem tencionados a 10 cm de altura do local do pouso também atrapalha a aterrissagem das aves, mantendo-as distantes, segundo um manual elaborado pelo centro de Zoobotânica da cidade de Porto Alegre (RS), que precisou lidar com pombos que danificavam os edifícios e monumentos públicos.

Objetos que se movem e que refletem a luz, como enfeites do tipo mensageiro dos ventos, costumam espantar os pombos temporariamente, assim como bonecos que imitam aves de rapina e espantalhos.

Um pouco mais refinado e caro, as cercas elétricas de baixa voltagem emitem choques que incomodam as aves e evitam que elas pousem em muros e cercas. Investir em uma pequena reforma, mudando o ângulo de parapeitos de janelas e telhados para que as aves tenham dificuldade de pousar e fazer ninho também costuma ajudar a mantê-las afastadas.

Receba mais sobre "Como fazer para espantar pombos" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário