Como fazer para melhorar a saúde com o uso de canela

A especiaria ajuda a emagrecer e a digerir as refeições.

Perfumada e bastante popular no acompanhamento de doces e bolos, a canela é conhecida por seu sabor marcante e seu uso versátil. O que pouca gente sabe é que a especiaria pode ser uma grande aliada de quem está fazendo dieta e também de quem enfrenta problemas digestivos. Segundo especialistas estrangeiros, salpicar uma colher (sopa) de canela a cada refeição – pode ser na bebida, no molho de salada ou mesmo no prato principal – ajuda a acelerar o metabolismo, facilitando a queima de calorias e a consequente perda de peso. Ainda segundo os cientistas, lidar com o sabor da canela é apenas uma questão de costume e embora nos primeiros dias o gosto forte do tempero possa causar estranhamento, com o passar do tempo a canela passa a se tornar comum ao paladar e pode ser agregada como um tempero a mais das refeições cotidianas.

Publicidade

A especiaria também é comumente usada em chás e infusões por suas propriedades digestivas, e pode ser consumida até em forma de cápsulas e extratos. Cientistas do Centro Nacional de Medicina Alternativa e Complementar, dos Estados Unidos, descobriram que duas variedades da canela possuem um composto chamado warfarina, que é capaz de evitar que o sangue coagule e também traz alívio para quem sofre com indigestão, flatulência, queimação, cólicas estomacais e náuseas, problemas típicos do trato digestivo e que causam diversos incômodos. Outros benefícios do uso da canela já foram observados em diversos estudos realizados por instituições de renome e conectam o tempero à capacidade de baixar a pressão arterial e de reduzir os níveis de glicose, auxiliando o tratamento de diabetes, em especial a do tipo 2.

O chá quente, também auxilia o tratamento de gripes e resfriados fortes por ser a especiaria possuidora de propriedades anti-inflamatórias e, segundo pregam os mais velhos, também é um ótimo estimulante das menstruações difíceis.

Rica em antioxidantes e polifenóis, a canela é fonte de magnésio, ferro e cálcio, podendo ser usada como uma aliada da beleza também e adicioná-la na dieta diária é bastante fácil, já que a especiaria é versátil e pode ser adicionada em pó ou em pau – formas mais facilmente encontradas em território brasileiro – em bebidas como iogurte, café, chocolate quente e sucos; alimentos como feijão cozido, arroz doce, sopa, pudins, marinadas e peixes; no molho da salada, entre outras tantas opções.

Publicidade

O consumo de seis gramas diárias por seis semanas seguidas é o indicado por especialistas para que se comece a notar as diferenças benéficas que a canela pode trazer para a saúde, a beleza e o bem-estar.

Publicidade

Comente