Como fazer para o meu blog aparecer no Google?

Aprenda, em seis passos, como deixar o seu blog bem posicionado nos resultados deste buscador.

Aparecer nos resultados de busca do Google é de vital importância para qualquer blog. Tendo em vista que milhares de blogs são criados diariamente e que a taxa de sobrevivência dos mesmos gira em torno de 5%, torna-se ainda mais relevante estar não apenas indexado no buscador, mas também bem posicionado nas buscas. Pode não parecer, mas a resposta para esta pergunta é relativamente simples, mas não pense que por isso será fácil alcançar os resultados, é preciso ser perseverante e conhecer um pouquinho como o Google funciona.blog-aparecer-no-google

Existem mais de 200 fatores que o Google utiliza para avaliar a relevância de um site ou blog e posicioná-lo em seus resultados de buscas, muitos não são revelados por ele, mas aqueles que temos conhecimento já são suficientes para alcançar bons números. Vou listar aqui seis das principais ações que você terá que realizar para alcançar este feito:

Publicidade

1. Ser indexado

O primeiro passo para fazer o seu blog aparecer no Google é ser indexado por ele, mas como saber se ele já está indexado ou não?

A maneira mais fácil de descobrir isso é usando o próprio buscador. Entre no Google e insira a URL do seu blog da seguinte forma:

“site: www.meublog.com.br”, trocando o endereço inserido pelo seu, o Google mostrará quantas e quais páginas do seu blog estão indexadas, caso não esteja indexado ainda, ele retornará a seguinte mensagem: “sua pesquisa não encontrou nenhum documento correspondente”, caso isso aconteça siga os passos seguintes para conseguir o seu objetivo.

Publicidade

2. Ferramentas do Google

O próprio Google disponibiliza um sistema de ferramentas chamado “Google para Webmaster” onde você consegue gerenciar a vida do seu blog, através dele você pode dizer ao Google onde está o seu conteúdo e mostrar exatamente onde ele deve procurá-lo, além de conseguir informações extremamente relevantes sobre problemas ocorridos e o que pode fazer para solucioná-los.

3. Meta Tag Description

Existe uma série de técnicas, chamadas de SEO (search engine optimization), utilizadas para facilitar a encontrabilidade do seu blog, uma das mais relevantes é a descrição e o título do seu site. As meta tags são trechos do código que aparecerão nas buscas abaixo do título da sua página, é fundamental que cada página tenha a sua própria descrição.

4. Conteúdo relevante: original e atualizado

O Google varre a web periodicamente para encontrar novos conteúdos e indexar novas páginas, blogs e sites. Se o Google passar pelo seu blog e não encontrar conteúdo novo, suas visitas ficarão cada vez mais espaçadas, é como se ele pensasse mais ou menos assim: se a cada visita este site permanece inalterado, porque que eu voltarei aqui? É a mesma coisa que pensaria um visitante que entrasse no seu blog periodicamente e não encontrasse nenhuma novidade, logo ele desistiria de visitá-lo.

O Google dá cada vez mais importância ao conteúdo, pois o seu objetivo é tornar a experiência do usuário relevante e não basta apenas ter conteúdo novo, este precisa também ser original, nada de sair por aí copiando conteúdo de outros blogs, esta é uma prática que o Google reprova, pode prejudicar o seu blog e tem até nome, chama-se Black Hat, mas isso é assunto para outro post. A atualização também deve ser constante, se você abandonar o seu blog, o Google também o abandonará.

5. Conseguir links de qualidade

A partir do momento que o seu blog possui conteúdo relevante, original e de qualidade, outros sites podem se interessar por ele e referenciá-lo através de um link para o seu blog em seu conteúdo, isso pode acontecer de forma natural, mas você também pode e deve dar uma forcinha para que isso aconteça.

Links em outros sites que apontam para o seu funcionam como votos ou indicações, é mais ou menos assim, se um site relevante aponta para você significa que o seu também é relevante e isso ajuda a aumentar o seu Page Rank (métrica usada pelo Google para determinar relevância e qualidade de uma página junto aos seus algoritmos).

Você pode fazer isso participando de fóruns sobre o nicho de atuação do seu blog, lá, além de encontrar o seu público-alvo, poderá deixar comentários com indicações de posts que estão no seu blog, mas sempre de forma natural, como uma ajuda, uma dica aos participantes do fórum e não como simples propaganda.

A linkagem interna do blog também é relevante, indicando sempre outros textos que tenham relação com o texto que você está escrevendo no momento.

Esta técnica não é das mais fáceis e nem traz resultados rápidos, é necessário dedicação e muita pesquisa, mas é fundamental para conseguir resultados relevantes nos buscadores.

6. Divulgar seu blog em redes sociais e em outros blogs

Seguindo o mesmo raciocínio do item anterior, divulgar o seu blog em redes sociais e em outros blogs também pode ajudar a elevar o seu Page Rank. Insira dicas com links para o seu blog no Facebook, Twitter, vídeos no You Tube e deixe comentários em blogs relevantes para o seu mercado.

O Google também dá cada vez mais importância para a sua própria rede social, o Google Plus, ter um perfil ativo nesta rede e posts marcados com +1 ajudarão o seu blog a ficar mais bem posicionado nas buscas.

A encontrabilidade é extremamente importante para gerar mais visitas e até receita para o seu blog, dependendo de seus objetivos, mas como já dito, é ainda mais importante que o seu blog seja relevante para os visitantes. Cada técnica apresentada te auxiliará a chegar ao objetivo pretendido para o seu blog, mas vale lembrar que mesmo seguindo todas elas não há como prever o processo de indexação, o tempo pode variar de poucas horas para até muitos dias. O que se pode e deve fazer é cuidar para que o seu blog esteja sempre atualizado, dedicar-se, pois sempre há o que melhorar, estudar e utilizar as técnicas descritas para que ele seja rastreado com maior facilidade.

E o seu blog, já está indexado? Como fez para conseguir? Ajude a complementar esse post, deixe seu comentário.

Publicidade

Comente