Como fazer para se casar na igreja católica

Saiba todos os detalhes para que se possa fazer um casamento na igreja católica.

Muitas pessoas sonham em se casar na igreja católica, porém existe uma série de exigências e restrições inerentes que devem ser respeitadas e cumpridas pelas pessoas que desejam casar nessa instituição religiosa que existe há mais de dois mil anos.

Publicidade

Visando essas restrições este artigo irá apresentar todas as exigências que devem ser cumpridas pelo casal para que se possa concretizar esse sonho. E fazer o casamento dos sonhos na igreja católica.

Para casar na igreja católica é preciso que o casal:

Tenha sido batizado na igreja católica
Tenha feito primeira comunhão
Tenha feito um curso de noivos

Publicidade

Fazer uma entrevista com o padre que irá realizar o casamento

Assinar os papéis do proclame do casamento religioso

Agora veja com detalhes o que é preciso fazer para se casar na igreja católica.

1º Tenha sido batizado na igreja católica

Normalmente se os pais do casal forem católicos, o casal terá sido batizado na igreja quando ainda eram crianças de colo. Porém se ainda não tiver sido batizado, é só marcar com o padre que o batizado é feito sem problemas.

2º Tenha feito primeira comunhão

A primeira comunhão é feita aos 8 anos de idade e tem duração de 2 anos, sendo que consiste num curso preparatório para que a criança entenda toda a doutrina da igreja e que se prepare para receber a Eucaristia que é o corpo e sangue de Cristo. Mas se o casal não tiver feito, também é possível fazer depois de adultos, sendo de responsabilidade do casal procurar as datas e os períodos que estarão abertos o curso de primeira comunhão para adultos, sendo que esse curso tem duração bem menor que dois anos.

3º Fazer um curso de noivos na sua paróquia

Se o casal já tiver sido batizado e já tiver primeira comunhão o processo de casamento na igreja católica é muito mais simples. Basta o casal verificar na sua paróquia, quando será ministrado o curso de noivos. Geralmente as paróquias oferecem esse curso duas vezes ao ano, sendo que tem a duração de 1 a 2 dias em período integral. Sem esse curso o casamento não é permitido.

4º Fazer uma entrevista com o padre que irá realizar o casamento

Após fazer o curso de noivos, o casal terá que fazer uma entrevista com o padre responsável pela paróquia. Nessa entrevista o padre irá fazer algumas perguntas sobre a convivência e fará a famosa pergunta se o casal está se casando por livre e espontânea vontade. Se as respostas forem positivas, o padre irá expor todas as dificuldades do casamento e orientará o casal sobre a importância da oração e sobre a importância de ter fé em Deus para que se possam superar todas as dificuldades inerentes de um casamento.

5º Assinar os papéis do proclame do casamento religioso

Após a entrevista o padre apresentará um documento para que seja assinado. Este documento é chamado de proclame. Proclame porque será colocado no quadro da igreja para que todas as pessoas saibam que será celebrado o casamento do casal na igreja por livre e espontânea vontade.

Ai é só contratar os músicos, alugar os ternos e o vestido de noiva, contratar o fotógrafo e o cinegrafista, enfeitar a igreja e fazer convites para amigos e familiares.

Então sejam felizes e bom casamento!

Publicidade

Comente