Como fazer para ser professor de português

Saiba qual a graduação é necessária para exercer essa profissão.

A língua portuguesa é considerada, umas das línguas de maior complexidade do mundo. Seja pela sua complexidade gramatical ou pela quantidade de formais verbais.

professor-portugues

Publicidade

No Brasil, a língua portuguesa juntamente com a matemática são consideradas as duas matérias ícones do ensino básico do Brasil, sendo que o professor de português não possui o devido reconhecimento financeiro por parte do governo. Mas mesmo com a baixa remuneração, muitas pessoas sonham em se tornar professor de português, por amor a língua e pelo prazer de ensinar.

Desta maneira, este artigo vai apresentar todas as dicas de como fazer para ser um professor de português.

Para ser um professor de português é preciso:

Publicidade

Concluir o curso de licenciatura em Letras numa faculdade reconhecida pelo MEC

Prestar concursos públicos

Gostar de lecionar

Agora veja com detalhes como fazer para se tornar um professor de português.

1º Fazer uma graduação em Letras

As faculdades brasileiras oferecem as pessoas interessadas em ser professor de português o curso de licenciatura em Letras. Sendo muito importante para quem deseja ser um professor, observar essa classificação do curso, pois também existe o curso em Bacharelado em Letras. Este curso também ensina tudo sobre a língua portuguesa, mas não permite que as pessoas que concluíram o curso lecionem, pois para lecionar, é necessário fazer a licenciatura. O Bacharelado é voltado para interpretação e tradução.

O curso de licenciatura em Letras tem duração de 4 anos, e proporciona ao aluno também escolher outro idioma para aprender no curso. Inglês, espanhol, alemão ou qualquer outro. Sendo que após o término do curso, o aluno também será habilitado a lecionar em qualquer escola pública ou particular do Brasil.

2º Prestar concursos públicos

Para ser um professor de português efetivo da rede pública de ensino é preciso prestar concursos públicos. Após concluir a habilitação o egresso poderá prestar qualquer concurso em qualquer município do Brasil. Sendo que os concursos proporcionarão a maior oferta de empregos a este profissional.

3ºGostar de lecionar

Não adianta querer ser um professor de português e não gostar de lecionar. Se você não gostar de lecionar, você será um péssimo profissional e não conseguirá passar o conteúdo exigido aos seus alunos. Então veja se é isso mesmo que você deseja, pois os salários são baixos e a profissão exige muita dedicação do profissional.

Como fazer para ganhar mais na profissão?

1) Para ganhar mais sendo professor de português é preciso fazer uma pós-graduação, desta forma você estará habilitado a dar aulas em universidades, o que traz uma remuneração média de R$ 10 mil a R$ 15 mil mensais.

2) Os professores de português são pagos por hora-aula, então para ganhar mais, é preciso trabalhar mais, quanto mais trabalhar, mais e melhor o profissional será remunerado.

3) Uma boa alternativa é oferecer aulas particulares aos finais de semana. Desta forma, você garantirá uma remuneração extra e também poderá cobrar por hora.

Enfim, é uma profissão muito bonita e muito importante para qualquer pessoa. O professor é um grande responsável pelo desenvolvimento do país e dos futuros profissionais de todas as áreas. Então se você quiser seguir essa profissão, faça sua matricula numa universidade no curso de licenciatura em Letras e boa sorte.

Publicidade

Comente