Como fazer para ser um Perito Criminal

Saiba todos os detalhes de como fazer para ser um Perito Criminal.

Você se interessa por filmes de suspense? Gosta de assistir aquelas cenas de policiais que chegam aos locais de crimes para desvendar tudo o que aconteceu e para colher provas e vestígios do criminoso. E que tal trabalhar com isso? Sabe qual é o nome desse profissional é o Perito Criminal.

Publicidade

E o que é necessário para se tornar um perito criminal?

Este artigo vai apresentar todas as dicas necessárias para quem gostaria de trabalhar na Perícia. Assim como todas as qualidades e todas as exigências do cargo em questão.

Para trabalhar como Perito Criminal é preciso:

Possuir uma graduação

Publicidade

Ser aprovado num concurso público

Agora veja as principais qualidades que um Perito Criminal deve ter par ser um bom profissional.

1º Grande capacidade de observação

Um Perito Criminal deve ser acima de tudo um grande observador, pois sua profissão irá exigir isso. Colher provas, analisar pistas, avaliar a o cenário e a cena do crime de forma a desvendar os mistérios que estão envolvidos numa ação criminosa.

2º Muita Frieza

É fundamental para quem quer ser um perito criminal lidar com frieza nas mais adversas situações. Muitas vezes irá se deparar com cenas fortes de pessoas mortas ou de membros decapitados e muito sangue. Se você não pode ver essas coisas, então não se arrisque na função de Perito Criminal.

3º Raciocínio Lógico e capacidade de interligar fatos

São qualidades essenciais para quem deseja ser um Perito Criminal. Sua função será de desvendar mistérios e elucidar crimes. Logicamente que terá que analisar e fazer testes em laboratório para provar as suas teses. Lidará muito com exames de DNA e vestígios de evidências de crime.

4º Capacidade de elaborar laudos

Ao final de seu trabalho o Perito Criminal terá que elaborar um laudo pericial que será anexado ao processo criminal. Sendo que após aprovação no concurso público terá aproximadamente oito meses de treinamento e aprenderá muito sobre linguística para elaborar laudos.

O treinamento após a aprovação no concurso público, além de Linguística, o aprovado passará por uma série de treinamentos específicos que serão úteis na sua profissão como: criminologia, balística, acidentes de trânsito, análises de DNA, perícias de informática, áudio e vídeo, entre outras disciplinas.

O Perito Criminal nunca trabalhará sozinho, sendo que ao chegar ao local dos crimes terá a companhia do Papiloscopista (profissional especializado em impressões digitais), um fotógrafo e policiais.

Não existirá nenhum processo criminal sem que haja a presença de um Perito, pois mesmo nos casos em que há uma confissão do criminoso, é necessário fazer a análise pericial do crime. Entre outras funções do Perito Criminal está em conhecer tipos de ferimentos e analisar qual foi o tipo de arma utilizada na agressão, mandar realizar análises laboratoriais mais específicas e também trabalhar em conjunto com outros peritos e profissionais da área, evoluindo a investigação na tentativa de solucionar o crime.

Enfim, é uma profissão que requer muito conhecimento e grande talento por parte do profissional. Sendo que a remuneração média de Perito Criminal dependendo do estado de atuação pode ser de R$ 4.000,00 e R$ 13.000,00.

Então não perca tempo, comece a se preparar para o concurso de Perito Criminal e boa sorte!

Publicidade

Comente