Como fazer para ter hábitos ecológicos em casa

Transforme o ambiente doméstico de forma simples e eco-friendly

Vivemos um período no qual a preocupação com a natureza se faz cada vez mais presente e, consequentemente, mais necessária. As mudanças no clima são notadas dia a dia em diversos países e a sociedade começou a se mexer para dar os primeiros passos em direção à consciência ecológica, como banir o uso de sacolinhas plásticas nos supermercados e o recolhimento de baterias e pilhas usadas em bancos, restaurantes e estabelecimentos públicos.

Publicidade

Todavia, muitas das atitudes ecológicas podem ser feitas dentro de casa, de forma simples e efetiva, bastando apenas ter boa vontade para dar os primeiros passos:

Reciclagem: separar o lixo reciclável do lixo orgânico é simples, mas requer uma dose de paciência no dia a dia das donas de casa. Ainda assim, não se leva muito tempo para separar vidros, plásticos, latas de comidas, papéis, cascas e outros resíduos produzidos em casa.

Forrar lixos com jornal: ao invés de usar sacolinhas plásticas ou saco de lixo, forre as latas com jornal velho. Além de dar um novo destino ao jornal, que é biodegradável, ainda se economiza dinheiro com os sacos de lixo e a natureza agradece.

Publicidade

Xixi: os homens podem urinar diretamente nas plantinhas da casa. Acredite, elas agradecem, porque a amônia, presente no xixi faz bem para o solo e ajuda o crescimento das flores e plantas. No caso das mulheres, potes e penicos ajudam a colher a urina adequadamente para adubar as plantinhas da casa.

Banho: além de desligar o chuveiro enquanto se ensaboa, pode-se tomar banho dentro de grandes tinas e/ou baldes para recolher a água usada no banho para usar no lugar da descarga. A conta de água vai reduzir bastante.

Lavanderia: quem mora em casa pode aproveitar a água do enxague das roupas, que sai pela máquina de lavar, para lavar o quintal. Quem mora em apartamento também não tem desculpa. A água pode ser usada para lavar banheiro e cozinha e também para despejar na descarga, poupando alguns litros de água.

Cascas de alimentos: quem tem plantas em casa pode aproveitar as cascas de legumes, os talos de frutas e vegetais e colocar na terra, para adubar as flores e plantas. Elas agradecem e seu lixo será reduzido.

Luz: abra as janelas e aproveite a claridade natural o máximo possível, poupando energia elétrica.

Calçada: ao invés de lavar a calçada com a mangueira, use a vassoura. Se for imprescindível lavá-la, use a água do enxágue do banho ou das roupas lavadas para poder higienizar a frente da casa.

Tire todos os eletrodomésticos da parede quando não estiver usando, pois mesmo a luz de stand-by acaba consumindo energia e prejudicando a natureza e sua conta bancária.

Além dessas atitudes, muitas outras podem ser adotadas. Além de contribuir com o meio ambiente, é possível notar que há uma economia bastante grande no orçamento doméstico. Começar é difícil e causa estranheza, mas é o primeiro passo para uma mudança de estilo de vida. A rotina se encarrega de tornar tudo mais fácil.

Publicidade

Comente