Como fazer para tirar manchas de roupas

Aprenda a remover manchas difíceis da roupa

Lavar roupa pode ser uma tarefa bastante simples para quem conta com a praticidade das máquinas de lavar. Afinal de contas, a tecnologia deixou mais simples e rápido de higienizar os trajes, de modo a poupar tempo para a realização de tarefas bem mais agradáveis, como curtir a companhia dos filhos, sair com os amigos, entre outras.

Algumas vezes, entretanto, podemos sujar a roupa com alguns produtos que são mais difíceis de saírem do tecido, manchando-o. Se antigamente uma mancha de tinta de caneta ou de batom significava até mesmo a perda da roupa, atualmente não é preciso esquentar tanto a cabeça com a remoção dessas maculas.

Publicidade

Alguns produtos de limpeza facilitam bastante o dia a dia das donas de casa, removendo sujeiras profundas dos tecidos, sem danificá-los. Todavia, eles podem ter um alto custo para o orçamento doméstico, tornando a compra um artigo de luxo.

Aprenda algumas dicas para remover algumas manchas simples que podem surgir nos trajes:

Publicidade

– Café: enxugue a mancha assim que a bebida for derramada e, na hora de lavar, deixe de molho por cerca de 15 minutos com a mistura de detergente e algumas gotas de vinagre branco sobre a mancha antes de lavar a roupa normalmente. Se a mancha persistir, esfregue um pouco de álcool sobre ela.

– Batom: remova o excesso do cosmético da roupa e experimente pingar uma mistura de duas colheres (sopa) de água oxigenada dez volumes com uma de água, deixando agir na mancha por cinco minutos antes de esfregar e lavar. Há quem recomende ainda passar um pouco de álcool e lavar a peça em água morna, mas nem todos os tipos de tecido aceitam a água mais aquecida, que pode danificar as cores e as fibras.

– Ferrugem: basta colocar um pouco de limão ou vinagre sobre a mancha e deixar a peça sob o sol por cerca de 20 minutos antes de lavar.

– Molho de tomate: aplique um pouco de detergente sobre a mancha e deixe o produto agir por dez minutos antes de esfregar e lavar a peça. O mesmo pode ser feito em manchas de óleo e gordura.

– Tinta de caneta: pode-se tentar esfregar um pouquinho de álcool ou solvente sobre a mancha, mas dependendo do tecido, se for muito fino ou sintético, poderá danificá-lo. A sabedoria popular prega que se aplique um pouco de leite morno ou iogurte natural sobre a mancha, deixando agir por alguns minutos, em seguida pinga-se um pouco de detergente sobre a mancha e esfrega-se normalmente.

Publicidade

Comente