Como fazer pesquisa de opinião

Conheça o processo passo a passo para realizar uma pesquisa de opinião.

Para fazer uma pesquisa de opinião, a primeira preocupação do pesquisador deve ser a precisão, a coleta de dados precisa retratar a realidade o mais fielmente possível, para isso é necessário evitar algumas atitudes que aparentemente possam facilitar a pesquisa como: entrevistar somente amigos ou conhecidos, evitar casas com cachorro ou em regiões de difícil acesso, principalmente se for o caso de fazer uma pesquisa de opinião pública, onde obter diversos pontos de vista diferentes é essencial, se forem pesquisadas somente pessoas do mesmo grupo social ou profissional a probabilidade de que essas pessoas partilhem das mesmas opiniões, é muito maior.

Publicidade

Para que erros como estes sejam evitados é preciso seguir métodos, regras nas pesquisas de opinião, e a primeira delas é ter bem definido qual é o objetivo da pesquisa, o que se pretende provar através dela, pois nela busca-se averiguar a veracidade de uma suposição, de uma hipótese, assim fica definido qual é o problema ou a situação a ser pesquisada e com isso são formuladas as respostas mais prováveis para tal questão.

As pesquisas podem ser qualitativas: estudos de casos ou pesquisas documentais e quantitativas: para saber quantas pessoas, grupos pensam ou atuam de determinada forma, a pesquisa de opinião é uma pesquisa quantitativa.

Outro ponto fundamental a ser observado em uma pesquisa de opinião é a delimitação geográfica, ou seja, saber exatamente o local onde a pesquisa será realizada e a quantidade de pessoas que fazem parte da região escolhida, com base neste número será definida a Amostra.

Publicidade

A Amostra é um tipo de método utilizado para realizar pesquisas e representa uma parte do todo, definida mediante prévio cálculo matemático, a quantidade de pessoas que responderá a pesquisa, não se trata de simples porcentagem. O resultado obtido na amostra expressa a opinião do todo, mas como o todo não fez parte da pesquisa, existe a margem de erro, normalmente definida em dois ou três pontos percentuais para cima ou para baixo. A amostra é, geralmente, muito fiel à realidade e economiza tempo, dinheiro e esforço em uma pesquisa de opinião.

Uma pesquisa pode ser realizada usando-se diversos instrumentos como: anotações, entrevistas, questionários e as perguntas podem ter alternativas abertas ou fechadas, as de alternativas abertas expressam opiniões espontâneas e são bem mais difíceis de serem tabuladas por existir um número muito maior de possibilidades de respostas. Já as fechadas têm questões com respostas de múltipla escolha, que são as mais prováveis de serem respondidas, e facilitam tanto para o entrevistador como para o entrevistado. Com as respostas em mãos, é feito a análise das informações coletadas, cruzam-se as variáveis, em seguida é feito o relatório de pesquisa e esta é divulgada ou usada para identificar aspectos relevantes para a tomada de decisão, encerrando-se o processo.

Então, resumindo em um simples passo a passo, uma pesquisa de opinião deve ser composta da seguinte forma:

1. Definição do objetivo da pesquisa
2. Definição do público-alvo
3. Definição da região onde a pesquisa será realizada, delimitação geográfica.
4. Definição de como serão coletados os dados da pesquisa
5. Definição do método a ser utilizado e qual o tipo de pesquisa mais adequado ao seu objetivo
6. Definição da amostra
7. Elaboração dos instrumentos de pesquisa a serem utilizados
8. Aplicação da pesquisa
9. Análise das informações e tabulação dos dados
10. Relatório final.

Publicidade

Comente