É sempre bom saber como fazer um recibo simples, para atender suas necessidades burocráticas na hora de comprovar um recebimento de dinheiro. Saiba como fazer recibo de forma prática e rápida.

O recibo nada mais é que um documento no qual a empresa ou pessoa física recebedora de determinado valor declara e confirma ter recebido tal valor de determinada empresa ou pessoa. No recibo os dados importantes são o valor, nome do pagador e do recebedor. Sendo assim, é importante saber como fazer um recibo padrão que atenda às suas necessidades.

Como fazer recibo

Existem os recibos prontos, que você pode adquirir em qualquer papelaria. Esse é o tipo de recibo mais comum e mais utilizado pelas pessoas, pois apenas necessita-se o preenchimento dos dados básicos e a assinatura do mesmo.

Mas você também pode fazer um recibo de próprio punho, como o modelo abaixo, para facilitar a compreensão:

“Eu, Carolina da Silva Souza, casada, coordenadora de vendas, inscrita no CPF sob o nº000.000.00 – 01 e no RG nº 00.100.000 – 0, declaro ter recebido de André Souza Calhado, casado, gerente de vendas, inscrito no CPF sob o nº101.000.000 – 00 e no RG nº 10.000.000 – 1, a importância de R$800,00 (oitocentos reais), referente ao pagamento de serviços prestados, sendo ela totalmente à vista.

São Paulo, 28 de Abril de 2012.
Assinatura
Nome do recebedor.

É muito importante lembrar que nome completo, estado civil, profissão, número de CPF, número do RG não podem faltar, tanto de quem está recebendo, quanto de quem está pagando – no caso de empresa, considere colocar o CNPJ e a Inscrição Estadual. O valor deve constar em números e por extenso, para que não haja nenhuma dúvida ou erro. Ainda assim é importante declarar a forma de pagamento de forma detalhada, pois o recibo é um documento comprobatório onde todas as informações são importantes para atestar a veracidade do fato.

Você também pode montar um recibo numa planilha de Excel ou num documento de Word no seu computador. Esta planilha ou documento pode facilitar o preenchimento e emissão de recibos, principalmente se você tiver que emitir vários deles. Ter essa matriz de recibos no computador também ajuda muito na questão de arquivamento dos mesmos. Você pode criar o hábito de salvar o recibo criado e escanear o recibo assinado, todos na mesma pasta. Também pode separar por numeração ou pasta de fornecedor, por exemplo. Outro benefício de ter uma matriz de recibo no seu computador é evitar erros de digitação, que podem invalidar o seu recibo.

Receba mais sobre "Como fazer recibo" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário