Um dos requisitos fundamentais para a classificação em provas de vestibulares, concursos, entrevistas de emprego ou qualquer outro tipo de processo seletivo é a redação. Através dela são avaliados não apenas os conhecimentos da língua portuguesa, mas também a capacidade de sintetizar, interpretar, expor, resumir um tema ou organizar ideias. Portanto, saber fazer uma boa redação é um bom começo para ampliar suas oportunidades na vida profissional ou acadêmica.

Como fazer redação?

Inicialmente, defina o tema e pense um pouco sobre ele, explorando seus caminhos e desenvolvimento mentalmente antes de colocar no papel. É fundamental que se trate de um assunto que você domine ou que possa pesquisar. Tendo essa definição, comece dando uma introdução. Essa parte da redação deve responder às perguntas básicas: “o que?”, “quando?”, “onde?” e “como?”. A introdução não deve ultrapassar um parágrafo.

Depois disso, a redação segue com o desenvolvimento, onde todas as questões respondidas acima devem ser exploradas, ampliando o conceito do tema abordado. Aqui valem exemplos, hipóteses, etc. Cerca de dois parágrafos são suficientes para cumprir esse papel, seguido pela conclusão que é, como o nome já diz, um fechamento das ideias.

A conclusão, ainda mais do que a introdução, deve ser breve e direta, onde você pode utilizar a reflexão para auxiliar na compreensão do tema ou finalizá-lo. Importante frisar que as frases de uma redação devem ser breves, diretas e objetivas. Quando tiver dificuldade para concluir uma ideia, tente segmentá-la em várias frases e verá que o resultado é um texto claro e de fácil leitura.

Receba mais sobre "Como fazer redação?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Um Comentário



Faça um Comentário