Chega o frio e, com ele, a tosse. Conheça quais são os tipos de remédios caseiros para fazer um tratamento contra a tosse e como prepará-los.

Ter em mãos uma receita de remédio caseiro para tosse é uma ótima saída para acabar com a tosse rapidamente sem recorrer aos medicamentos de farmácia. Veja abaixo algumas dicas de remédios caseiros para tosse e descubra qual você considera mais prático para fazer e sempre ter em mãos quando for necessário.

Como fazer remédio caseiro para tosse

Chá caseiro contra tosse à base de canela

Para fazer o chá de canela, você precisará de 1 pau de canela, três cravos da índia, 1 rodela de limão e meio litro de água. Deve se ferver todos os ingredientes por 5 minutos e coar, adicionando uma colher de mel para adoçar, sendo que o ideal é tomar 2 xícaras por dia para a tosse sanar.

Este remédio caseiro só é contra indicado para bebês com menos de 1 ano de idade, pois estes ainda não podem consumir o mel. Neste caso, pode-se recorrer à mesma receita, mas sem acrescentar o mel. Porém, não é indicado para bebês com menos de 1ano.

Remédio caseiro para tosse seca

O remédio caseiro mais eficaz para tosse caseira é um gargarejo com água morna e sal, que pode ser feito até 3 vezes ao dia.

Xarope caseiro para tosse

Para fazer o xarope caseiro contra tosse é necessário fever meio litro de água com 1 colher de semente de anis e uma colher de alcaçuz seca por cerca de 15 minutos. Ao tirar do fogo o ideal é coar e colocar uma colher de tomilho, deixando a solução descansando por alguns minutos antes de aquecer novamente com uma colher de mel. Esse xarope pode durar até 3 meses se conservado na geladeira num frasco de vidro bem fechado e deve ser tomado sempre que necessário, até a tosse cessar.

Xarope Caseiro de Beterraba

Pegue uma beterraba cortada em fatias e misture com 2 colheres de açúcar, para depois colocar num recipiente de vidro tampado para descansar por 24 horas. Recolha o xarope que se formou e faça uso de duas colheres até 3 vezes por dia. Para crianças pequenas a única ressalva é diminuir essa dose pela metade.

Xarope caseiro de guaco conta a tosse

Ferva 8 folhas de guaco em meio litro de água quente. Quando a solução começar a ferver, abaixe o fogo e deixe assim por 15 minutos, para depois desligar. Sempre que a tosse começar a ficar constante, tome uma colher cheia deste xarope e siga assim até que a tosse cesse.

Receba mais sobre "Como fazer remédio caseiro para tosse" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário