Para aprender a fazer uma boa resenha, é importante compreender sobre o que trata esse tipo de texto. Chamamos de resenha o que comumente encontramos na internet, revistas e jornais: quando o autor aborda um tema qualquer, deixando clara sua opinião sobre o assunto. Em suma, é uma síntese comentada. Sua função é apresentar ao leitor um ponto de vista, vindo geralmente de profissionais com qualificação para isso, fato que facilita a compreensão do assunto e pode, muitas vezes, agir como formadora de opinião.

 Como fazer resenha?

E para fazer uma resenha, antes de tudo é necessário identificar seu estilo ou necessidade. Afinal, uma resenha pode ser meramente descritiva, crítica, temática ou acadêmica. Em cada um desses pontos, é importante que as fontes sempre sejam citadas. Ou seja, se você deseja fazer uma resenha acadêmica, deve acrescentar a bibliografia, citar a fonte pesquisada, além de expor brevemente o assunto antes de desenvolver seu ponto de vista.

No caso da resenha crítica, deve-se tomar o cuidado para abordar os temas mantendo ampla visão sobre quem irá ler seu texto – ele deve conter críticas, mas deve também apresentar uma descrição imparcial do assunto. Para todo o tipo de resenha, o fundamental é ter em mente que ela precisa ser clara, cativante e, acima de tudo, embasada em fontes seguras.

Receba mais sobre "Como fazer resenha?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário