Aprenda a reciclar óleo de cozinha, transformando-o em sabão para o uso doméstico

A preocupação com a natureza e a necessidade de economizar alguns trocados em tempos de crise econômica faz com que muitas pessoas reutilizem alimentos e produtos, criando itens funcionais sem gastar muito dinheiro. Tem muita gente que faz sabão em casa, sabonete, refrigerante, adubo e tantos outros itens que fazem a diferença no cotidiano da casa.

Como fazer sabão em casa

Baratos e com a mesma qualidade, os sabões e sabonetes caseiros também fazem bastante espuma e têm capacidade bactericida. Também é possível determinar se o produto será líquido ou em barra e qual sua cor, aroma, tamanho, embalagem etc.

Em cidades pequenas e nas periferias das grandes capitais há muita gente que ganha dinheiro fabricando sabão em casa para vender na vizinhança e em casas de produtos de limpeza, garantindo um capital a mais para a família, complementando o apertado orçamento.

Para fazer sabão líquido em casa, para usar em calçados, chão, louças, roupa, etc., será preciso, antes de tudo, usar luvas de borracha para manipular alguns dos materiais que são altamente tóxicos. Confira a receita:

750 ml de óleo vegetal aquecido;
250 g de soda cáustica;
750 ml de álcool;
500 ml de água (etapa 1);
13 litros de água sem cloro (etapa 2);
30 ml de essência;
Gotinhas de corante nas cores desejadas.

Na primeira etapa, a soda deve ser diluída nos 500 ml de água, mexendo bem por cinco minutos. Acrescente o álcool e o óleo morno e mexa por 10 minutos. Despeje a água reservada para a segunda etapa aos poucos, mexendo por mais 10 minutos. Incorpore a essência e o corante e embale o sabão. O rendimento é de 15 litros e a validade é de seis meses.

Para fazer o sabão em barra, será preciso usar luvas, formas e os seguintes ingredientes:
4 litros de óleo vegetal usado;
2 litros de água;
½ copo (americano) de sabão em pó;
1 kg de soda cáustica;
Corante a gosto;
5 ml de essência em óleo.

Separe 500 ml de água e dissolva o sabão em pó. Aqueça o restante da água e use para dissolver a soda. Aos poucos, acrescente a soda e o sabão diluídos ao óleo e mexa por 20 minutos. Junte a essência e o corante, incorporando-a bem e despeje a mistura nas formas de sabão, deixando para desinformar apenas no dia seguinte. Quanto mais tempo o sabão descansar, melhor ele ficará. O rendimento varia de acordo com o tamanho das formas utilizadas.

Receba mais sobre "Como fazer sabão em casa" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário