O silk-screen, ou a arte da serigrafia consiste em um tipo de impressão a tinta sobre uma tela esticada como um bastidor cuja base possui um fotolito, que permite a passagem de luz e conseqüentemente a aplicação da tinta apenas nos locais indicados pela matriz. Como fazer silk screen em papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, entre outras superfícies, espessuras e tamanhos?

Como fazer Silk Screen?

O silk screen se baseia na foto-sensibilidade e nasceu do stêncil, aquele utilizado nas escolas. Ele pode ser feito de forma manual ou mecânica.

Para fazer silk screen, é necessário uma moldura de madeira quadrada do tamanho da superfície a ser aplicada, como de uma camiseta, por exemplo. Estica-se uma tela feita de um pedaço de tecido puro, como seda ou poliéster.

Sobre o tecido deita-se uma folha fina de plástico com os buracos nos locais onde deverá haver impressão. Existe um produto revestimento plástico líquido sensível à luz ultravioleta que pode definir os locais a serem tingidos.

Para que a imagem da forma apareça sobre o local desejado, no caso do exemplo uma camiseta, é necessário que ela esteja em uma tábua plana para que a tela seja pressionada sobre ela. Cubra a tela com uma tinta grossa, passando uma esponja. Esta tinta passará pela tela nos locais definidos pelos cortes do plástico ou pelo revestimento líquido, indo parar diretamente no tecido.

Em caso de desenhos com cores variadas, deverá ser utilizado um plástico diferente para cada cor, sendo realizado mesmo processo.

Algumas lojas vendem os plásticos prontos, chamados transfers.

A técnica, embora pareça complexa, é, na prática, muito simples.

Para que as informações sejam assimiladas com maior facilidade, assista o vídeo sobre como fazer silk:

Receba mais sobre "Como fazer Silk Screen?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Um Comentário



Faça um Comentário