Como fazer um bom networking

Veja algumas dicas para expandir sua rede de contatos comerciais, e aproveitar melhor as vantagens de um networking bem feito.

Networking é a sua rede de negócios. É o conjunto de pessoas e empresas que você conhece e confia, capaz de fazer o seu negócio dar certo, garantir um novo emprego ou simplesmente expandir seus horizontes. O segredo de um networking bem feito está em tomar a iniciativa e refinar suas habilidades de conversação.

Publicidade

Fique perto de quem você gosta

Mantenha o contato sempre com pessoas que você gosta, admira e respeita, mesmo que eles não possam te ajudar diretamente ou imediatamente. Você não vai querer conversar com alguém apenas quando já estiver desesperado.

Interaja com desconhecidos

Converse com pessoas que você não conhece, em todos os lugares que você vá. Festas e casamentos são apenas a ponta do iceberg, não se esqueça dos passeios de avião, linhas de supermercados, eventos esportivos, festivais, livrarias e assim por diante.

Demonstre interesse

Aprenda a perguntar “O que você faz?” com sinceridade, conforto e interesse. As pessoas não vão te dar corda se acharem que você está apenas sendo educado.

Publicidade

Dê atenção

Torne-se um melhor ouvinte. Faça uma pergunta e, em seguida, fique quieto até ouvir a resposta, até o final. É claro que se o seu interlocutor estiver falando durante 20 minutos a fio, você pode educadamente interrompe-lo e dizer que precisa comparecer a um compromisso. Mas se forem só algumas palavras, não interrompa, nunca! Às vezes a próxima frase é aquela que mudaria a sua vida.

Venda seu peixe

Pratique a apresentação das suas habilidades. Fale de você, de maneira franca e sutil, sobre o seu trabalho e o tipo de serviço que você desenvolve. Não seja pedante ou arrogante, nem se coloque em posição de coitadinho. Aprenda a reconhecer o seu valor.

Tá aqui o meu cartão

Mantenha sempre consigo uma boa quantidade de cartões (ou outra forma de apresentação sua). Se achar necessário, ensaie a entrega do seu cartão. É sua marca registrada, que a outra pessoa vai utilizar para se lembrar de você.

Sempre é tempo de aprender

Assista aulas para melhorar sua oratória, linguagem corporal e habilidades de escrita. Se você não se apresentar bem, ninguém vai conhecer o seu potencial direto e você provavelmente perderá oportunidades valiosas.

Conheça a comunidade

Junte-se a todos os clubes de rede e de associação da sua área. É lá que as coisas acontecem, e você vai poder praticar tudo o que você aprendeu, e ver a mágica do networking acontecendo.

Ao final, lembre-se sempre que todo mundo tem algo a aprender e algo a ensinar. Não importa quão simples seja o cargo da pessoa com quem você está interagindo. Na mente dela existe um universo, e diversas lições podem aparecer, com uma simples conversa.

Publicidade

Comente