Aprenda de uma maneira simples e objetiva como montar o organograma de uma empresa.

Um organograma serve para mostrar as relações de hierarquia de uma empresa, a separação de setores, cargos e ainda serve para demonstrar como acontece a comunicação entre as áreas da organização. Ele expõe claramente, através de desenhos, a estrutura de gerenciamento de uma empresa.

Como fazer um organograma? Uma das formas de se fazer um organograma de maneira simples e rápida é através do programa Microsoft Word, vamos a ela:

Na aba inserir clique no ícone SmartArt, ao abri-lo ele já lhe dará diversas opções de formatos de organogramas, clique em Hierarquia, depois em layout de organograma, escolha um e insira o texto. Quando você adiciona o texto com uma forma de assistente a um layout de organograma, aparecerá um marcador com linhas conectadas mostrando a forma do seu organograma no painel:

Como fazer um organograma

Você pode inserir o texto direto na forma no gráfico SmartArt, digitando-o ali.

Para adicionar uma nova forma ao seu organograma, clique na forma que você deseja alterar e adicione nova forma, depois na guia Design do SmarArt entre no grupo Criar Gráfico, selecione Adicionar Forma e insira uma forma no mesmo nível da que foi escolhida, logo após a mesma e clique em Adicionar Forma Após. Você também tem a opção de Adicionar Forma Antes e Adicionar Forma Acima e Adicionar Forma Abaixo. Esta nova forma selecionada assumirá a forma escolhida e todas as que virão após ela.

Você também pode acrescentar uma forma assistente clicando em Adicionar Assistente, esta será inserida acima das outras e no mesmo nível e aparece no painel Texto em seguida das demais formas de mesmo nível. Esta não é uma opção disponível para layouts de Hierarquia, apenas para layouts de Organograma.

Para mudar o deslocamento do seu organograma você precisa selecionar a forma que deseja deslocar, entrar em Ferramentas SmartArt na guia Design do grupo Criar Gráfico, clicar no layout e clicar em Padrão, para deixar todas as formas selecionadas centralizadas ou clicar em Ambas para centraliza-las acima das formas que estão abaixo e distribuí-las horizontalmente ou ainda deslocá-las para os lados clicando em Deslocamento à Esquerda ou Deslocamento à Direita. Preste muita atenção ao deslocar um organograma, pois o deslocamento atingirá todas as demais formas localizadas abaixo da que foi selecionada para a mudança. Caso seja feita alguma mudança indesejada, basta clicar em Redefinir Gráfico para desfazer a alteração. Na mesma aba Design você também tem a opção de altear as cores do seu organograma e clicando na seta para baixo, onde aparece a opção alterar cores, você tem a opção Melhor Correspondência para o Documento, onde pode deixar o seu organograma em 3D.

Como fazer um organograma

Receba mais sobre "Como fazer um organograma" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário