Como fazer um Panetone de Bem-casado

Chegou a época mais esperada do ano para muitas pessoas. Aprenda a fazer um panetone de Bem-casado e torne o Natal da sua família mais saboroso.

O Natal inspira muitas pessoas a arregaçarem as mangas e irem para a cozinha preparar delícias. Panetone é uma receita típica das festas de final de ano e não pode faltar na mesa de ninguém. Que tal presentear sua família e amigos com um saboroso panetone de Bem-casado? E mais: aumente a sua renda fazendo-o sob encomenda. Quer saber mais? Anote a receita abaixo:

Publicidade

Ingredientes para a esponja: 6 tabletes de fermento biológico, 1 colher de sopa de açúcar, 1 xícara de chá de farinha de trigo e 1 xícara de chá de água em temperatura ambiente.

Para a massa: 1 quilo de farinha de trigo tradicional, 4 ovos inteiros, 3 colheres de sopa de manteiga sem sal, 12 colheres de sopa de açúcar refinado, meio litro de leite integral, 1 colher de sopa de óleo 3 de panificação (à venda em lojas de confeitaria), 1 colher de sopa de essência de panetone, 300 gramas de frutas cristalizadas, 1 colher de sopa de gordura vegetal e 3 formas de papel de 500 gramas para panetone (à venda em lojas de confeitaria).

Para o recheio: 1 ½ xícara de chá de açúcar refinado, 1 ½ vidro de leite de coco, 1,2 kg de doce de leite e 300 gramas de açúcar de confeiteiro.

Publicidade

Como preparar a esponja:

– Corte o fermento em pedaços pequenos e os coloque dentro de um recipiente. Ponha açúcar e misture com uma colher até que se forme uma pasta;

– Incorpore a farinha e misture bem até ficar homogêneo. Coloque a água e novamente misture;

– Envolva o recipiente em um saco plástico e ponha dentro de um micro-ondas sem ligá-lo. Reserve e aguarde por 40 minutos. A massa terá dobrado de tamanho e será chamada de esponja daqui para frente.

Como preparar o corpo do panetone:

– Ponha todo o conteúdo da farinha em uma tigela, faça um buraco no meio e ali coloque a esponja;

– Acrescente os ovos, manteiga, leite, açúcar, óleo ou gordura vegetal sempre misturando com uma colher até a massa ficar homogênea. Para você saber qual é o ponto exato, a massa deve ficar elástica;

– Agora chegou a vez das frutinhas cristalizadas. Misture à massa e depois disso a distribua nas formas de panetone até a metade. Novamente leve para o micro-ondas desligado e espere 40 minutos até a massa dobrar de volume;

– Para a massa ficar redondinha e com formato de panetone, passe a tesoura na parte de cima da massa e ponha manteiga para dourar. Asse em forno préaquecido a 180 graus. O tempo é de 45 minutos a 1 hora.

Como preparar o recheio e dar o toque final

– Prepare a calda com açúcar refinado e o leite de coco, misturando-os bem. Reserve.

– Corte a tampa do panetone;

– Faça três aberturas no miolo com uma faca;

– Em cada uma destas aberturas umedeça com 1 colher de sopa de calda;

– Em seguida coloque uma colher de sopa de doce de leite por cima;

– Ponha a tampa de volta. No topo finalize o seu panetone com a seguinte ordem: calda, doce de leite e açúcar de confeiteiro por cima.

Rende 3 panetones de 1 quilo. Você irá gastar aproximadamente R$ 12, podendo vender a R$ 36. A validade é em torno de 8 dias.

Publicidade

Comente