Para quem gosta de animação mais tradicional ao melhor estilo Disney no começo da carreira em filmes de animação a dica é saber um pouquinho sobre animação 2D. Quem trabalha nesse ramo ou faz animação somente como hobby sabe que antes de partir para o 3D é importante ter conhecimentos básicos de animação tradicional para que seja possível entender melhor o que se está fazendo.

Como fazer uma animação 2D?

Vamos te ensinar o básico de como fazer uma animação 2D e conhecer um pouco mais sobre os conceitos de animação. Algumas coisas migraram dos grandiosos equipamentos manuais de Walt Disney direto para programas como Flash e Toon Boom como, por exemplo, a ideia de quadros ou frames por segundo.

A ideia na essência ainda é a mesma, ou seja, que cada movimento do personagem por menor que seja é composto de pequenos quadros durante o começo e o fim do movimento que vão mostrando o caminho do movimento. Um simples levantar e abaixar de mão pode ter muitos frames por segundo. Mas, a diferença entre os desenhistas antigos de 2D e também para quem usa o flash é que o próprio programa cria esses movimentos intercalados entre o começo e o final. É necessário prestar atenção para que não fique uma animação muito dura sem fluidez usando esse recurso.

Outro conceito muito importante em relação a animação 2D é o fato de que essa definição de frames por segundo indica quantos quadros de movimento vão aparecer por segundo na tela para quem está assistindo. O convencional são 24 fps, mas há animações para TV que usam 29 fps e até mesmo outras mais amadoras e simples que usam 12 fps.

Você pode ver mais nesse vídeo:

Receba mais sobre "Como fazer uma animação 2D?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário