Stop motion é um tipo de animação criada a partir de fotos em seqüência que simulam o movimento quando colocadas uma após a outra. Você pode criar a sua própria animação com recursos básicos como uma câmera fotográfica, de preferência com tripé e computador com programa de edição de vídeo. Hoje existem vários programas de edição de vídeo, inclusive um que já vem instalado nos computadores que é Windows Movie Maker.

Como fazer uma animação stop motion?

Vale lembrar que qualquer coisa pode ser animada, de objetos a pessoas. Para fazer sua própria animação em stop motion você deve ter em mente que tipo de história quer contar. Escreva sua história e a divida em partes menores, que vamos chamar de cenas.

Com a história pronta e dividida é hora de começar o trabalho duro. Note que, se você fotografar um objeto num lugar, movê-lo e fotografar novamente e mover outra vez e fotografar, depois colocar essas fotos em seqüência você terá a impressão de que ele realmente está se movendo, certo?

Sendo assim, você dever montar o tripé ou colocar a máquina em um local em que ela não se mova. É importante que a máquina não se mova para um resultado melhor, lembre-se que não é a máquina que se move, mas os objetos na cena. Comece com algo simples, com apenas um personagem e vá evoluindo aos poucos até dominar a técnica. Fixado o tripé com a câmera, certifique-se de que a luz naquele ambiente vai ser constante, afinal você vai tirar várias fotos para conseguir uma boa animação.

Depois é só baixar as fotos da câmera para o computador e importar no programa de edição de vídeos. Importe as fotos no Windows Movie Maker na sequência em que foram tiradas. Insira os efeitos e transições que quiser.

Receba mais sobre "Como fazer uma animação stop motion?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário