Limpe sua casa com produtos que você já tem em casa. Confira as dicas para fazer uma boa limpeza doméstica e deixar sua casa brilhando.

Você sabia que produtos que você encontra na sua cozinha são bastante eficientes para limpar sua casa? Acessíveis ao bolso de qualquer pessoa, vinagre, óleo, limão e bicarbonato de sódio não contêm em sua fórmula substâncias capazes de causar irritações nas vias respiratórias, já que são livres de química. Leia os benefícios que esses limpadores naturais podem lhe trazer e faça uma boa limpeza doméstica.

Como fazer uma boa limpeza doméstica

ÓLEO DE COZINHA

Óleos de oliva, girassol e linhaça são ótimos para dar brilho, substituindo perfeitamente lustradores de móveis. Veja como fazer:

– Misture óleo de cozinha e álcool em partes iguais e passe nas janelas e esquadrias de alumínio. Logo depois use um tecido macio ou flanela com óleo para polir. Você irá se surpreender com o brilho. Faça isso uma vez por mês;

– Para os móveis de madeira, misture duas xícaras de óleo em um copo de suco de limão. Umedeça um tecido leve e passe no seu móvel.

SUCO DE LIMÃO

A acidez do limão é a grande inimiga da sujeira e da ferrugem. Misture ao sal até ficar uma pasta. O limão substitui eficientemente a água sanitária e os removedores de ferrugem. Veja onde você pode utilizar:

– Quando a sua.louça estiver muito engordurada, ponha um ¼ de xícara de chá de limão dentro da embalagem de detergente ou dilua-o na água;

– Suco de limão e uma palha de aço são infalíveis para remover a ferrugem de talheres e grelhas;

– Sabe aquela mancha de suco ou molho de tomate que custa a sair da sua roupa? Basta pegar um limão, esfregar no local e esperar secar. Caso fique ainda levemente manchado, mergulhe o tecido em uma solução de ¼ de xícara de água morna, meia colher de chá de detergente e uma colher de sopa de vinagre branco. Aguarde 15 minutos, remova com a água e lave bem;

– O limão também serve de alvejante para roupas amareladas. Encha uma bacia de água e coloque alguns pedaços de limão. Depois ponha as roupas de molho por algum tempo. O aroma no tecido fica delicioso e o desbotado desaparece;

VINAGRE

O vinagre branco é o mais indicado para uma limpeza poderosa graças a sua acidez. Com ele, dê adeus ao mofo, gordura e os cheiros mais fortes. Substitui com eficácia detergentes, amaciantes e limpadores multiuso. Veja como usar:

– Deixe seus tapetes e carpetes mais limpos misturando duas colheres de sopa de vinagre por litro de água;

– Acabe com o cheiro desagradável de mofo que fica dentro dos armários de uma maneira bem prática. Ponha vinagre branco puro dentro de um balde e o coloque no interior de um móvel vazio. Faça isso a noite e só retire no dia seguinte;

– Odores deixados pelas fezes e urinas dos pets e que costumam ficar impregnados no tapete ou no piso podem ser amenizados com uma solução preparada com dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Aplique a mistura no local. Após, passe pouca quantidade de vinagre puro e aguarde secar ao natural.

– Fogões engordurados são limpos mais facilmente depositando um pouco de vinagre por sobre a sujeira antes de começar a limpar.

– Mergulhe uma escova de dentes velha em vinagre branco puro e depois esfregue nos azulejos da sua casa para remover o mofo. Espere duas horas e lave com água e sabão;

– Para remover manchas do seu vaso sanitário, despeje vinagre no seu interior e aguarde trinta minutos. Após, borrife bicarbonato de sódio e dê uma boa esfregada com escova nas áreas necessitadas.

Aproveite as dicas e deixe sua casa um brinco!

Receba mais sobre "Como fazer uma boa limpeza doméstica" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário