Como fazer uma boa prova de história

Saiba como estudar para a prova de história e tirar uma nota boa

História é considerada uma matéria chata, dependendo do professor que leciona. Mas independente disso, é uma prova onde poucos tiram notas boas. Isso acontece por acreditarem que apenas o que o professor explica na aula é suficiente para fazer a prova e não pegam nos livros para estudar. Vamos às dicas:

Publicidade

• Faça um breve resumo do que entendeu sobre o assunto da prova

É uma maneira de ter certeza se você entendeu de verdade o assunto e se conseguiu descrevê-lo. Se conseguir fazer isso, terá mais facilidade para interpretar as questões.

• Leia o livro e pesquise

Geralmente os professores seguem a proposta do livro didático, então se ele está falando sobre a Era Medieval e seu livro tem dois capítulos inteiros sobre o tema, leia-os. Caso o professor esteja falando de algo que não tem no livro ou você acha que está difícil de entender, pesquise na internet e imprima se possível.

• Enquanto lê, destaque o mais importante

Use um lápis para grifar as partes mais importantes de todo o conteúdo que você estiver usando como fonte de conhecimento, inclusive o que foi pesquisado na internet e impresso. Procure grifar também aquilo que te fez lembrar-se da explicação de seu professor, pois pode ser mais importante do que o esperado.

Publicidade

• Faça um resumo do grifado

Depois de grifar tudo, pegue caneta e papel e comece a produzir um resumo com o conteúdo grifado de forma que fique um texto claro para você. Prefira você mesmo escrever, pois assim irá entender um pouco mais o assunto e absorver mais informações.

• Peça para alguém te ajudar

Com o resumo pronto, entregue para um amigo ou qualquer outra pessoa disposta a te ajudar e peça para retirar perguntas dali, depois peça para que as pergunte para você te lembrando das respostas caso não consigo responder.

• Explique para você mesmo

Experimente se olhar no espelho e contar a história para você mesmo. Use seu resumo como “pesca”, mas não precisa falar exatamente o que está lá. Fale o que você entendeu até ter certeza de que já está fixo na sua mente. A pesar de fixo, descubra se o que você fez foi decorar ou estudar, se foi decorar, então pare e volte os passos.

• Explique para outra pessoa

Quando estamos conversando com alguém, as coisas saem mais fácil e fica até melhor de entender. Digamos que se torna mais compreensível. Por isso veja se tem alguém com mais dificuldade do que você e explique o conteúdo a ela, muita gente aprende mais se for ensinar.

• Deixe que alguém explique para você

Dividir conhecimento também é uma ótima forma de estudar. Tente sentar com quem também vai fazer a prova e converse com ela sobre o tema. Vai notar que enquanto ela conta a versão dela, terá partes que você tinha deixado passar batido e vice-versa. Na hora da prova, quando você ler a questão que sua colega descreveu antes, será bem mais fácil de se lembrar da resposta.

• Fique tranquilo durante a prova

E por fim, mas não menos importante, a calma! Ela é um dos principais segredos para se produzir uma boa prova. Por isso mantenha a tranquilidade, esqueça as pessoas ao seu redor e o peso que ela tem na sua nota, pois, se ficar muito nervoso, pode esquecer o que estudou e por a perder todo o esforço que teve.

Diferente da maioria das outras matérias, história não é o bom e velho “decoreba”. É interpretação e se for estuda da forma certa, você pode até tirar nota máxima. Boa sorte e boa prova.

Publicidade

Comente