Como fazer uma boa prova

Conheça algumas dicas para fazer uma boa prova de qualquer matéria.

A verdade é que estudar para qualquer tipo de prova, requer três normas básicas: Atenção, tempo e interpretação. Os três precisam estar em conjunto, amarrados um ao outro com o intuito de colaborarem. Se você não tem atenção, perde tempo fazendo qualquer coisa, diminuindo as chances de interpretação. Se não conseguir entender o que os livros estavam dizendo, adiantou sentar para estudar?

Publicidade

Escolha onde estudar e pegue tudo o que precisa

Para que a atenção não seja desviada tão facilmente, escolha um lugar onde não te atrapalhem. Caso seja o seu quarto, avise a todos que está estudando e tranque a porta para lembrá-los disso quando tentarem entrar.

Ao se sentar no cantinho que pretende usar, deixe perto de você todo o material necessário junto com um copo com água, uma fruta e uma barra de serial. Desta forma você terá menos desculpas para sair daí e manterá o tempo destinado aos estudos.

Faça atividades sugeridas

Os livros didáticos sempre possuem atividades durante os capítulos e alguns colocando a resposta no fim do livro para auxiliar nos estudos. Depois de entender o assunto, procure responder as atividades e corrigi-las. Caso o livro não tenha as respostas no final, peça para alguém que domina o conteúdo para corrigir por você.

Publicidade

Faça pausas quando não entender

Uma pausa sempre ajuda na maioria dos casos. Coma a fruta que escolheu, respire fundo várias vezes! Se distraia para passar o nervoso ou a ideia de que não está conseguindo absorver o assunto. Em casos de problemas matemáticos, o melhor é manter sempre a calma e não ter pressa.

Estude em grupo

Uma boa maneira de aprender mais rápido é estudar em grupo. É onde se encontram os que sabem mais em uma determinada matéria, trocando informações com quem sabe mais em outra determinada matéria. Dessa forma fica muito mais prático e trocam informações que sempre passam despercebidas quando estudamos sozinhos.

Não tenha medo de questionar

É regra: Não sabe? Pergunte.

Se você não souber o assunto e suas pesquisas não ajudam, seu grupo não consegue resolver a questão e você está empacado naquilo ali, procure quem sabe. Geralmente isso acontece com matemática, química e física, então a melhor solução é pedir ajuda dos professores dominantes de cada área.

As aulas de revisão servem para esclarecimento, então questione tudo o que não ficou claro para você.

Não deixe para estudar de última hora

Ou dificilmente poderá por em prática essas dicas. Quem estuda de última hora estuda com pressa, perde o foco, qualquer coisa lhe tira a atenção e dificilmente absorve o assunto pretendido da prova.

O correto é estudar uma semana antes, no mínimo. Isso lhe dará tempo de achar as suas dúvidas e encontrar quem as esclareça.

Durante a prova, mantenha a calma

O nervosismo é o pior inimigo de quem faz uma prova. Evite pensar no quanto aquela prova é importante, o peso que terá na nota final ou na sua vida, o que acontecerá se não passar. Imagine apenas que está em casa estudando para ela, assim ficará mais tranquilo e sujeito a não marcar questões erradas por descuido.

Revise as respostas antes de finalizar

Em casos de gabaritos, prefira responder a prova toda antes de passar para o gabarito e conforme for passando, revise as respostas para ter certeza que não marcou alguma por engano – marcar a C sendo que era a B, por exemplo.

Em caso de provas abertas, prefira responder de leve com o lápis. Antes de passar a caneta, releia cada questão para saber se o que escreveu é consistente com a proposta sugerida pela questão.

Conclusão

Independente da prova siga as três normas básicas. Se, ainda assim, tiver dificuldade para entender o assunto, experimente entrar em um cursinho ou contratar um professor particular para te auxiliar nos estudos.

Publicidade

Comente